Edição 2014 – A segunda geração de todos os Kamen Riders

Digam “Kamen Rider”…

or um momento eu achei que tinha esquecido como que faz pra postar no meu próprio site, mas enfim… Há um ano atrás eu postei aqui neste mesmo site uma resenha sobre o jogo All Kamen Rider: Rider Generation… Pois bem, se dizem que “não há nada tão ruim que não possa piorar”, também não há nada tão foda que não possa ficar ainda mais mítico… A prova disso está em All Kamen Rider: Rider Generation 2

Primeiro, eu tenho que dizer que este jogo é uma prova viva de que “em time que está ganhando não se mexe”, porque, teoricamente, Rider Generation 2 é o mesmo jogo, com o mesmo formato do primeiro, mas com muito mais personagens… Exatamente uma centena pra ser mais preciso, contando os Riders e os monstros…

– E o que é uma centena?

Os especiais dos Kamen Riders…

Só que dessa vez, além da versão pro Nintendo DS, temos também a versão pro PlayStation Portable, que, por sinal, é muito mais bonita visualmente e musicalmente falando… Eu não cheguei a jogar a versão do PSP, mas pelo pouco que eu já vi, pela questão da jogabilidade, a versão do DS me parece melhor…

Kamen Rider Kivala
Kamen Rider Kivala

Sobre os riders… Bom, considerando que já existiram, desde o primeiro e já contando com o Wizard, 107 Kamen Riders, era de se esperar que alguns dos “principais” riders ficassem de fora… E, mesmo assim, foi uma grata surpresa o anúncio da Kivala no elenco dos 50 riders jogáveis… Nem tanto foi o Skull, outro rider exclusivo de filme, porque ele já aparecia na imagem de divulgação do jogo sentando o cacete no Apollo Geist…

Outra grata surpresa, já do lado dos monstros foi o fato de terem desenterrado o Granzyrus… Vejam bem, eles  desenterraram o Granzyrus!! E notem que ele também aparece na tal imagem promocinal que eu citei, mas eu me empolguei quando o vi no final de uma fase qualquer que eu já esqueci…

Black e Black RX enfrentando Granzyrus...!!
Black e Black RX enfrentando Granzyrus…!!

– Erick, ninguém é obrigado a lembrar os nomes de TODOS os monstros de TODOS os Kamen Riders…

– Piiiii-ka… Eu sempre falo isso pro Ikki, mas cadê que ele me escuta?

– Tá aí, cara… Finalmente, algo em que a Jessie concorda comigo…

– Cala a boca, Cristiano… 😀

Explicando então rapidamente: Granzyrus é o último monstro que o RX enfrenta, antes do General Jark e do Imperador Crisis… E mesmo assim, pra conseguir derrotá-lo, RX precisou da ajuda dos 10 Riders Veteranos… (#1, #2, V3, Riderman, X, Amazon, Stronger, Skyrider, Super-1 e ZX)

Voltando ao jogo atual: se no primeiro Rider Generation, o foco do jogo era em cima do OOO, Rider Generation 2 praticamente é um “Fourze e amigos”, porque ele é praticamente todo ambientado nos temas de Kamen Rider Fourze: Kengo guiando os Riders, Yuuki operando a loja (ambos direto do Rabbit Hatch), os nomes das fases seguem o mesmo formato dos nomes dos episódios de Fourze… (quatro kanjis que formam uma frase inteira…)

As várias formas possíveis de Fourze…

E ainda falando no Fourze, o jogo é tão focado nele que, se no Rider Generation 1, o OOO podia usar todos os combos (mas apenas os combos), no Rider Generation 2, o Fourze pode montar várias combinações possíveis usando 36 Astroswitches, além, claro, de alternar entre as formas Elekstates, Firestates e Magnetstates… Esta foi talvez a única falha de Rider Generation 2 (se é que podemos considerar desta forma): você não pode usar formas que não sejam combo (ou seja, de cores diferentes, exceto as da forma primária dele…), o mesmo com o W, que não usa formas diferentes da CycloneJoker, HeatMetal ou LunaTrigger (embora as “formas mistas”, bem como a forma FangJoker, existam no jogo, mas apenas em ataques específicos…)

Stronger e Tackle!!
Stronger e Tackle!!

– Eu ainda não consegui fazer esse especial com a Tackle… Ou só existe na versão PSP?

W e OOO apanhando de Kamen Rider Core...
W e OOO apanhando de Kamen Rider Core…

Aliás, outra novidade em Rider Generation 2: monstros gigantes… Um bom exemplo disso é o Kamen Rider Core, que aparece no filme do W com o OOO… Aliás, no especial do W com o OOO, ele usa a forma CycloneJokerGoldExtreme, exclusiva deste mesmo filme que eu mencionei… E, claro, o último chefe do jogo (que, assim como o Judah, chefe do Rider Generation 1, é criação exclusiva pra este jogo…) usa uma forma gigante… Aí isso gera um bugzinho engraçado: quando eles dão um especial nestes monstros gigantes, eles o fazem numa “bola de energia”…

OOO e W unindo forças...
OOO e W unindo forças…
Choose Your Bastard... Oh, wait...
Choose Your Bastard… Oh, wait…

Voltando ao jogo de novo: outra coisa do primeiro jogo que manteve foi o sistema de missões, mas com uma sacanagem a mais… Agora são DUAS missões por fase: uma para os três primeiros níveis de dificuldade (Easy, Medium e Hard) e outra para os dois últimos… (Danger e Climax) Mas uma coisa que ajuda agora: cada fase tem especificado o Level recomendado para passar da fase sem maiores problemas…

Pra fechar…Lembram que no Rider Generation 1 tinha uma parte em que você enfrentava o mítico e lendário Shadow Moon? Pois bem, os Riders que são chefes no decorrer do jogo são habilitáveis depois que você derrota o último chefe em qualquer nível… Ou seja: depois de habilitar os 50 Riders, você ainda libera o Ouja, o Odin, o Kick Hopper, o Punch Hopper, o Eternal…

…E O SHADOW MOON!! PORRA!!

– A cara da Jessie de quem não tá entendendo nada tá interessante…
– Eu não vou falar mais nada… Chuuuu…

Enfim, vale a pena jogar isso, mesmo quem não é tão absurdamente fã de Kamen Rider como eu… Você que curte upar level, ou jogos do tipo “beat’em up”, ou os dois… A jogabilidade continua bem interessante, a diversão é garantida… E tem o Shadow Moon, porra!!

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