oje eu vou vou estrear um formato novo nas edições especiais da Fórmula 1… Depois de acabar deixando ser arquivada a edição do GP da Inglaterra, em vez de postar todo o fim de semana numa edição só, eu vou testar este formato: três edições diferentes para cada um dos três dias de atividades… Se vai dar certo ou não, só Janái Himura sabe…
Himura Name Cleaner…!!
Antes de começar, eu estava vendo o TL2 e ouvi um comentário do Lito Cavalcanti explicando porque mataram o circuito de Hockenheim e o transformaram nesta merda que é hoje… Ele contou que foi uma questão puramente comercial, porque deste modo, as publicidades espalhadas pela pista apareceriam mais vezes, já que a corrida tinha, antes, 45 voltas e hoje tem 67…
Ele só se esqueceu de comentar que a corrida tem 67 voltas hoje em dia porque a extensão da pista, que era de 6.825 metros, foi reduzida para 4.574 metros… A distância total da corrida, que era de 307,125km, passou a ser de 306,458km… E o pior: a duração média das corridas continua em torno de uma hora e 25 minutos…
Sabem que diferença há entre uma corrida e outra? NENHUMA!!
E outra: na época, alegaram que as corridas em Hochenheim demandavam muito do motor… Afinal, eram duas retas gigantescas interrompidas por chicanes… OK, havia um motivo justo: a densa floresta dificultava a telemetria e a comunicação pelo rádio… Mas a verdade toda é esta: a pista antiga de Hockenheim era boa!! Titio Bernie não gosta de pistas boas… Por isso ele chamou o Tilke pra matar Hockenheim…
Isto, amiguinhos, é a reta, antes da primeira chicane da pista antiga… Ou melhor, não é mais… Eu vejo essa foto e me dá um desgosto profundo… (imaginem se faltasse o Flamengo no mundo…) É numa hora como essa que eu repito a frase que eu digo quando eu vejo a Fórmula 1 virar esta merda que é hoje: AINDA BEM QUE MEU PAI NÃO VIVEU PRA VER ISSO!!
Agora sim… Vai daí, Bianca…
A velocidade na Alemanha começou no fim de semana passado, em Heppenheim, cidade natal de Sebastian Vettel. Metade da cidade foi fechada para receber o astro local onde 120 mil pessoas o aguardavam, ou seja, mais de cinco vezes a população que reside ali. Vestindo uma bermuda xadrez e exibindo um óculos de sol na cabeça, parecendo que ia a feira comprar verdura, o Pivettel foi a prefeitura, onde foi recebido com um bolo em comemoração ainda ao seu aniversário e assinou o Livro de Ouro da cidade. Grandes merdas. Depois, saiu de lá montado num quadriciclo e depois dirigiu seu Fórmula 1.
– Depois cai, se quebra e aí?
– E aí que eu vou rir pra caralho!! Nina, completa pra mim…
– RÁ!!
Quem também acelerou fora das competições foram Jenson Button e Vitaly Petrov, no 3º Bavaria City Racing Moscow, cidade que está sendo preparada para receber a categoria em 2012 com a promessa de ter a pista mais rápida. Isso se o mundo não acabar, pois é. Será que Janái Himura tem alguma pista sobre isso?
E a eterna dança das cadeiras continua a todo vapor. Alguém-Soares e Buuu-emi, dupla da Toro Rosso está garantida para o ano que vem. Já Barrichello, o diretor da Williams disse que renovação é mera formalidade, logicamente, pensando em usar a vasta experiência (e isso ninguém pode negar que ele tem) do brasileiro no ano que vem. Apesar de ter outros nomes cotados para a outra vaga na equipe, como Timo Glock e Nick Heidfeld, Hülk deve continuar por lá. Também continuar Heikki e Jarno, na Lotus.
Outro que está garantido pro ano que vem, e que precisa reafirmar isso como se não houvesse um contrato, é Michael Schumacher. Ele comentou sobre isso na quinta-feira, falando também que a expectativa que estão tendo dele é algo impossível de se cumprir, porém, novamente falando que seu objetivo é ser campeão e que está confiante que irá conseguir. De novo, a mesma história, a mesma conversa e ninguém cansa. Da próxima vez que esse assunto surgir, nem comento mais.
Outra conversa que rola desde já, e essa é bom mesmo que comece desde cedo, é sobre a 13º vaga para no grid para 2011. As equipes que estão concorrendo ao número zicado são a Epsilon Euskadi, Stefan GP, Durango e a Cypher, que tem entre os envolvidos está Steve Brown, que trabalhou com Barrichello na Brawn (cacete, um é com A e o outro com O, não vá confundir). O caso é que a família Piquet entraria com o apoio financeiro e com um piloto, que, evidentemente seria Nelsinho Piquet.
Lembrando que a ART desistiu da candidatura, alegando não ter garantia financeira. Claro que, a boca miúda, a gente sabe dos problemas e das confusões que a vitória dela nesta corrida iria gerar, já que a equipe é de Nicolas Todt, filho do Tio Todt, presidente da FIA. Só faltava mesmo isso, acusação de nepotismo na F1. De fato, é bem melhor poupar.
Porém, a FIA quer £ 16 milhões de garantia da equipe novata. Com isso, a vaga pode até chegar a ficar vazia. E é melhor que fique vazia ao ficar como uma tal equipe esmóleu, na mão de japonesinho sem o menor talento, mas com muito dinheiro, que tira o cockpit dos pilotos titulares para ficar passeando tranquilamente pela pista. E passando vergonha. E irritando todo mundo. Como é o atual caso da Hispania. Em Silverstone foi Bruno Senna, em Hockenheim será Karun Chandhok. E ainda queria que nós engolíssemos aquela do e-mail, é brincadeira…
Nos treinos livres, finalmente, finalmente, a Ferrari andou bem. Mas não se engane ao pensar que a equipe trabalhou bem, fez essa ou aquela melhoria. Tudo isso é a consequência de um banho de sal grosso que Felipe Massa tomou após o Grande Prêmio da Inglaterra. Não, não é piada, ele tomou MESMO. É sério.
Mas, como brasileiro é um pessoal peito aberto, ele dividiu o efeito com Alonso, que foi o primeiro na classificação geral da sexta-feira. No TL1, com chuva, Massa fez um treino ‘win or wall’, rodando algumas vezes e fazendo ótimas voltas. Como a maioria das equipes, a Ferrari usou pneus macios. A McLaren, por exemplo, não usou. E quem ficou com o melhor tempo na primeira parte foi Adrian Sutil, pra alegria do público alemão (Ele é Alemão, SÉRIO, não se engane com a cara de ator de novela mexicana).
– Um rápido adendo: O pai de Adrian Sutil é uruguaio, o que explica a cara de ator mexicano…
O TL2, já com pista mais seca, foi de Fernando. Depois de todo oba-oba de dizer que ainda seria campeão, ou ele faz alguma coisa, ou a risadagem será geral. Começando por mim.
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E agora, a cultura inútil da sexta… O melhor tempo de hoje foi 1:16.265, assinalado por Fernando Alonso no TL2… Neste treino, o pior tempo foi do Sakon Yammoto, substituto do Marcius Melhem Karun Chandhok na Hispania, que marcou 1:23.066… Esta tempo é, tão somente, 108,9% do melhor tempo do dia… E a regra dos 107% vai voltar em 2011…
Aliás, a Hispania, depois de botar o Sakon Yamamoto (山本 左近) no lugar do Bruno Senna, resolveu sacar o indiano pras próximas corridas… Falha na performance? Nada disso, amiguinhos… O cara “tá pagâno”, como diria a Lady Kate… E já tava na cara que isso ia acontecer, porque o Karun não trouxe um centavo pra Hispania… E o Bruno trouxe só as lascas da Embratel e do Banco Cruzeiro do Sul…
E mesmo assim, estão numa merda fudida… E ainda querem comprar o que restou da Toyota!! PORRA, HISPANIA!! PORRA, MAURICIO!!
E amanhã tem a classificação… Esqueçam tudo isso que a Bianca disse aí em cima, porque a Red Bull pega a pole amanhã… Do jeito que tem sido…