audações, pessoal do a.k.a.一輝!! que adora perder tempo vendo corrida… Essa edição é um apanhado de tudo que eu, Vinícius e Bianca andamos garimpando a respeito do final de semana que marcou o início da Temporada 2010 da Fórmula 1… Tal como eu havia tentado fazer várias vezes e não pude levar adiante porque o site tava parado… Mas enfim, a Fórmula 1 tá de volta… Vamos zoar com estilo!!
Mas antes, eu tenho que avisar, como sempre, que esta edição vai tratar de Fórmula 1 de forma extensiva e em nível bem nerd… Se você, ao contrário dos redatores desta edição, não curte Fórmula 1, então espere pelas príximas edições…
E que depois não me venha nenhum filho da puta reclamar de essa edição tá grande, só fala de Fórmula 1, etc, etc…
EU ESTOU AVISANDO ANTES, PORRA!!
12 de março – Que Janái Himura abençoe o dia de hoje!! Depois de quatro meses e meio aturando toda a fofocada da pré-temporada e toda a ansiedade que isso me traz, a Fórmula 1 está de volta!! E que volta!! Essa temporada eu finalmente vou poder dizer: “que pena que meu pai não viveu pra ver isso”… Pelo menos, assim eu espero…
– Finalmente o dia chegou! Cadê o Raikkonen?
– Ô, burrinha, tá WRC, esqueceu?
– Ah, pensei que o porre tinha passado e ele tinha voltado atrás…
Tá bolado? Isso é só a ponta do iceberg… Nenhuma imagem foi tão aguardada pelos fãs fa Fórmula 1 quanto esta:
E essa imagem não foi aguardada só pelos fãs, mas pelos rivais também. Na coletiva, os pilotos fizeram questão de babar o ovo tecer elogios e mais elogios ao Alemão da Mercedes… Olhe, Ikki, você dá pra parar de ficar esticando o meu texto?
– Desculpe, é pra dar certo na altura do ícone…
Tem gente que duvida que o Schumacher esteja em plena forma, mas acho que essa é a coisa com que menos deveriam se preocupar. Mais do que corpo, o Alemão é ARRETADO, como chamam nas bandas do nordeste. A pergunta a ser feita é: Até quando a competência e o perícia técnica dele podem fazer com que sua Mercedes evolua? Ela já está no ‘G4’ (e é futebol é?), e tem um HEPTA dentro.
– Bianca, meu anjinho… Não me venha falar de futebol por aqui porque o seu timinho de bosta caiu pra Segunda Divisão no ano passado… Visse?
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– Oxe, painho… Deu pra ficar plagiando meu sotaque?
– Não, eu plagio sem dar mesmo…
– E não me venha falar de meu time, porque o seu é…
– Hexacampeão Brasileiro… E se você vier me falar que é “penta”, então você concorda que o Sport foi o Campeão Brasileiro em 1987… Visse?
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– Vamos voltar a falar de Fórmula 1 que é melhor, né…
– Ótima ideia, Bianquita…
E logo de cara, tivemos o primeiro CLIMÃO do ano. Pra quem acha MESMO que o romance entre Felipe Massa e Fernando Alonso tem chances de acontecer, vai a deixa…
E já vou logo avisando: não se deixem levar pelas coincidências que regem a nossa vida… Como assim? OK, hoje vimos pela primeira vez Bruno Senna pilotando um carro de Fórmula 1… Ou melhor, algo que dizem ser um carro de Fórmula 1… Me fez remeter aos velhos tempos em que o tio dele pilotava… Não era raro aparecer uma equipe que tomava quase cinco segundos do penúltimo colocado…
Basta ver os tempos da sexta… Os únicos carros que viraram acima de dois minutos foram a Lotus e a Virgin, que começaram seus projetos do zero… E a Hispania do Senna… Só a dele, porque o Marcius Melhem Karun Chandhok nem de macacão estava hoje…
Aí me vem o Senninha e me vira 2’06″968… Esse tempo é 4″780 mais lento que o 2’02″188 que o Lucas di Grassi, o penúltimo colocado, marcou… E é 11″559 mais lento que o melhor tempo da sexta: 1’55″409, assinalado por Nico Rosberg, companheiro de Schumacher na Mercedes… O tempo do Menino Senna foi tão ruim que fez o Todt lembrar da velha regra dos 107%, que, se valesse esse ano, faria o rapaz suar pra melhorar quase 4 segundos.
Aí eu remeto aos tempos do tio de Bruno… Ayrton estreou pela Toleman em 1984… O carro, segundo os especialistas, era uma carroça… Com essa carroça, Ayrton fez milagres… Das seis corridas que ele conseguiu terminar, ele só não pontuou em uma delas… E, de quebra, ainda conseguiu dois pódios, sendo um deles no famigerado Grande Prêmio de Mônaco que ele não venceu porque decidiram terminar a corrida antes…
A mesma coisa se repete com Bruno… O carro da Hispania é um cocossauro ambulante… O bicho mal anda pra frente, como pudemos constatar na sexta… Tomar 11 segundos do melhor tempo é algo que eu não via desde 1992 quando existia uma tal de Andrea Moda que dava o ar de sua graça… Lembram dela? Pois é, nem eu…
MAS!!
Por mais coincidências que hajam, caros Pachecos, nunca se esqueçam: Ayrton Senna é Ayrton Senna, Bruno Senna é Bruno Senna… A única coisa que os une é que um é tio do outro…
Mas pelo amor de Janái Himura: ANDREA MODA 2, NÃO!!
E lembrem-se, criançada… Tudo na vida é relativo e depende do ponto de vista de quem observa… Um exemplo:
Porque na União Soviética, o carro dirige VOCÊ!!
13 de março – Eu citei na Edição 1536 sobre os times novos e a falta de condição dos mesmos… Hoje foi possível perceber o quanto que a FIAdaputa é falha ao permitir que times como a Hispania participassem desta temporada sem ter feito um teste sequer… Só hoje, na classificação é que o Marcius Melhem Karun Chandhok foi dar o ar de sua graça na pista barenita, só pra tomar mais de um segundo e meio do Senninha, que por sua vez, tomou mais de dois segundos e meio do 22º colocado no grid…
“Ah, vamos acabar com os testes… Assim, vamos nivelar os times por baixo…”, disse o velho senil sadomasoquista… Com isso, equipes novas não treinam, pilotos estreantes não treinam… Cada regra imbecil que a FIAdaputa inventa só me faz ver o quanto que eles não estão interessados em que a Fórmula 1 seja a nata do automobilismo mundial… Vire só uma categoria cheia de espetáculo…
Já dizia o grande Luiz Alberto Pandini: “Eu prefiro ver uma corrida chata de verdade do que uma emocionante de mentira”… Sem desmerecer o final épico que a Temporada de 2008 teve, mas eu já vi finais de corrida mais épicos ainda, sem a necessidade de inventar regras esdrúxulas…
IPC: HRT, RBR e STR é uma cortesia do site oficial da FIAdaputa… Mas notem que a FIAdaputa chama a equipe do Lucas di Grassi de VIRGIN… Entendeu, RGT?
Você pode ver na tabela acima a tamanha disparidade que existe entre os blocos: o primeiro, formado pelos 8 times que sobraram da temporada passada mais a Sauber, depois os carros da Lotus e da Virgin e, por último, os dois carros da Hispania…
Mas ainda posso dizer que a Fórmula 1 tá no caminho certo pra voltar a ser o que era… Agora só falta colocar umas cinco equipes mais pra disputar 26 vagas no grid (e lutarem MESMO pra classificar pra largada…), corrigir o sistema de pontos pra 10-6-4-3-2-1 e, principalmente, acabar com essa palhaçada de Q1, Q2 e Q3: uma hora de treino, tantas voltas o piloto quiser… Simples…
Só gostaria que a FIAdaputa ouvisse mais a opinião de quem REALMENTE se interessa pelo assunto…
Se a classificação foi tudo dentro do esperado, com as “quatro melhores” disputando a pole, a “turma meião” foi representada por Adrian Sutil e Robert Kubica, deixando as duas Williams fora do Q3. No “quem pode com quem”, O Hülkenberg ficou mesmo atrás do Barrichello, mas o Kobayashi não conseguiu nada melhor que o Pedro De La Rosa, POR ENQUANTO. Aguenta mais? Procura o Petrov na tabela! Enquanto Kubica fazia o dever de casa, o russo devia estar se preocupando demais em explicar quem pagou a conta do cockpit.
O Nico Rosberg levou a melhor pro Schumacher. Mas a questão ali já não era essa… Depois de tanto falar, de tanto arrotar um talento que não tem, quem fica exatamente atrás Dick? O BUTTON. E por falar em “Dick”, não ache que o cara está de brincadeira. E não ache que por estar um pouco mais velho, ele ficou bonzinho…
– Mister M… Safadiiiinho… 😉
– É como dizem… Raposa velha perde o pelo mas não perde o vício…
– Mas eles foram avisados… Olha aí a prova:
Porém, nada disso é ficha perto da verdadeira BRIGA DE FOICE entitulada: A guerra da casa vermelha, versão 2010.
Fernando Alonso e Felipe Massa. Quem ia ficar na frente? O Brasil se perguntava, e com certeza, eles se perguntavam também. Resultado disso: Alonso com cara de pouquissimos amigos na fila da pesagem, Massa com uma cara de “não está acontecendo nada” e acima dos dois, o menino alemão!
– Eu achei uma foto que mostra algo parecido com o que você disse aí…
Não entendeu o “Va cagare”? Refresque a sua memória aqui…
– Pegando o bonde andando… Afinal, só dormi às 5h e hibernei, sem ver o treino. Vejam vocês também, cortesia da RGT:
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– Que Janái Himura te perdoe por mostrar um vídeo global no site…
– いいえ…
Janái Himura fatia Vinícius, só pra não perder o costume…
– Diga-se de passagem, eu achei MUITO foda esse novo sistema de GC (gerador de caracteres) da F1. Ficou mesmo com cara da LG – patrocinadora – e vai ser um grande desafio pros criadores de MODs de Fórmula 1 do rFactor tentar fazer igual no jogo…
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– Difícil mesmo vai ser eles fazerem a sobrancelha-taturana do Marcius Melhem Karun Chandhok… Mas eu descobri que tem mais gente famosa marcando presença no Grande Prêmio do Bahrein… Confiram com exclusividade quem eu achei lá em Sakhir…
– Mas o Missingno. não seria aquele aí que tá do lado do Hamilton?
– Não, esse é outro glitch…
14 de março – Pois bem… Se vocês tinham alguma dúvida de que esse ano é do Alonso, agora essa dúvida caiu por terra… O asturiano ganhou a corrida na primeira curva, quando botou o Massa no bolso… E era questão de tempo até que o carro do Vettel começasse a arregar…
Ninguém pode dizer que não foi uma pena a Red Bull não conseguir aguentar o ritmo do menino alemão. Quando ele pareceu estar com a corrida nas mãos, a gente via volta a volta, a potência dele indo pro lixo. Também, outra coisa é certa: A quarta posição, ele levou no braço. Bom pra Ferrari, que voltou pra casa com uma dobradinha. Ruim porque o Alonso estava na frente? Pior se os dois disputassem e terminasse “dando em merda”. A Ferrari é assim, meus caros. Podem brigar a vontade, com os outros, não entre si. PORÉM, se o Felipe Massa não levou a melhor, foi por ter sido ultrapassado logo de cara e por, depois, não sobrar na pista. Se tivesse sobrado, com certeza a Ferrari ia dar o bip pro Alonso, e o caminho seria aberto. No final das contas, os dois fizeram o dever de casa, mas o Alonso fez com a letra mais bonita…
Sabem o que é isso? Pé pesado… Ainda tá acostumado com carro mais leve (a diferença de peso de um carro com gasolina pra 15~20 voltas pra um carro com gasolina pra 50~60 voltas é absurda!!) e deu no que deu: só não perdeu a quarta posição pro Rosbicha Rosberg porque o último não é lá essas coisas… OK, botou o Schumacher no bolso… Mas lembrem-se: Schumacher tá parado há três anos e os carros de 2006 eram bem diferentes dos carros de 2010… Ficar quatro décimos atrás logo de cara já é um avanço, quando poderia ser bem maior essa diferença…
E os carros da Hispania? Lá vou eu meter a maçaroca na FIAdaputa por causa deles… Primeiro, parabéns pro Bruno Senna, que conseguiu fazer o carro dele durar 17 voltas… O que é praticamente um milagre Himuriano, porque o Marcius Melhem Karun Chandhok nem chegou a completar a primeira volta… Aí eu pergunto: os outros projetos de times que não foram aprovados… Será que eram “mais piores ainda” do que a Hispania? Se eram, puta merda…
OK, as duas Lotus terminaram a corrida… Duas voltas atrás, mas terminaram… Ah, sim… A Virgin… Ficaram as duas pelo caminho, como era de se esperar…
Por conta disso, Titio Bernie já cogita a possibilidade da volta da regra dos 107%… É, tava bom demais pra ser verdade… “Ainda bem que meu pai não viveu pra ver isso…”
Reproduzo agora o que o Flavio Gomes falou sobre o Bruno Senna e mais uma babaquice da RGT:
(…) Começando com Bruno Senna. Largou, completou menos de 20 voltas, quebrou, tudo OK. Aí, deu entrevista ao competente Carlos Gil, da Globo, e explicou a quebra, o fim de semana, a estreia.
Então, a babaquice global fez com que Gil, constrangido, fosse obrigado a mandar um abraço lá da cabine e de todo o povo brasileiro e a perguntar sobre a “emoção de largar” etc. Claro que os bobões queriam que Bruno chorasse, falasse que na hora da largada tinha lembrado do tio, que era um momento muito emocionante, inesquecível, que a memória de Ayrton era tudo em que ele pensava naquele cockpit apertado e solitário, que sentia a presença do tio com ele, que era impossível não se transportar no tempo para aquelas manhãs de domingo…
Mas Bruno, que é piloto de corridas, e não um babaca profissional, falou apenas que para ele, na verdade, “a corrida estava chata, sem disputa”. Falou também que a equipe tem de aprender, que os problemas são comuns, que não teve “nada de emocionante”, não citou o tio, não caiu na tentação de vender emoções baratas, quebrou as pernas globais.
Ponto para o primeiro-sobrinho.
E aí é a velha história da TV Pacheco, já citada acima: Ayrton Senna é Ayrton Senna, Bruno Senna é Bruno Senna… Se for bom como o tio, ótimo!! Mas que não se cobre dele pelo fato de ele ser um Senna, da mesma forma que se cobrou do Nelsinho Piquet pelo fato de ele ser filho do Nelsão…
– A ownada do Senna foi semi-histórica.
Porra, RGT!! Vá tomar no olho!! Já não me basta chamar a Virgin de VRT (e esse T nem existe, o nome da equipe é Virgin Racing, não Virgin Racing Team…), ainda vem achar que o Bruno Senna é o novo Ayrton Senna, a ponto de criarem até um tema da vitória especial pra ele, que eu sinceramente DUVIDO que será usado tão cedo…
Nem vou questionar o Galvão narrando a vitória do Alonso quando ele tava abrindo a última volta, porque isso aí já faz parte… Como também faz parte o Pachequismo exarcebado que há por conta da RGT… Como se só os brasileiros prestassem e os estrangeiros devessem morrer… Eles não toleram o fato de que o Massa seja o segundo piloto da Ferrari (porque o Alonso é o primeiro piloto…) e não toleraram quando o Rubinho foi segundo do Schumacher por anos a fio na Ferrari…
Ah, mas quando é o Senna fazendo isso com o Berger pode, né… Então tá então…
Gente, vamos encarar os fatos: Alonso na Ferrari implica que seu companheiro de equipe será o segundo dele, seja ele quem for… Se houver quem quebre essa “regra”, Alonso vai simplesmente dar chilique e mudar de equipe… Como o Massa já se declarou ser um bundão…
Mas pelo menos posso dizer uma coisa que já náo dizia há sei lá quanto tempo: muito boa foi essa corrida… Sério… Pelo menos dá pra prever que vem coisa boa nesse ano… A FIAdaputa tá QUASE acertando a mão… Mas eu acho que já estão no caminho certo…
Ah, sim… O resultado da corrida…
Se esta edição deu certo, você verá um repeteco desta edição no próximo dia 28, dessa vez falando do Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne…
Enquanto isso, façam como o Adrian Sutil: continuem visitando o a.k.a.一輝!!
Gostei muito! 🙂
Parabéns.
A foto do Massa de lado foi hilária.
Ficou ótimo o trabalho de vcs
Bianca, concordo contigo a respeito do Pachequismo da Rede Globo em relação aos pilotos brasileiros.
O Massa é o segundo piloto de Alonso, isso é fato
Não adianta a Rede Globo inventar que o Bruno é o novo Ayrton e tal…são duas coisas completamente diferentes.
O Senna mostrou que era um gênio quando pegou uma Toleman, uma versão da Hispania muito melhorada e terminou em segundo. Se o Prost não tivesse pedido pra terminar a prova por causa da chuva, fatalmente Senna venceria pela primeira vez naquela prova de Mônaco de 84.
Acredito que Massa é um bom piloto, mas Alonso está anos-luz a frente dele
E o que falar do Rubinho?
Todo ano fala que tem um carro competitivo e fica na mesma….
Por enquanto eu não diria a frase “Massa é segundo piloto de Alonso”. Só diria que existem chances de isso acontecer. Se o Massa não se impor, dentro e fora da pista, o Alonso vai se espalhar, com certeza.
E o Rubinho… Ano passado ele tinha mesmo um carro competitivo, incrível! E… o resto a gente sabe.
Valeu Leonardo!