a.k.a.一輝!! – Edição 1682

Termina em pizza o julgamento da Ferrari que aconteceu hoje em Paris. O Conselho da FIA se reuniu para decidir que a multa de 100 mil dólares que foi imposta logo após a corrida, está de bom tamanho e a equipe e nem os pilotos receberão nenhum outra punição.

Nós brasileiros que estamos acostumados com as pizzas em todos os âmbitos do governo, tivemos que engolir mais essa do Conselho que rege o esporte que aprendemos, com muito custo, a amar.

“Após uma análise aprofundada de todos os relatórios, declarações e documentos apresentados, o Órgão de Julgamento decidiu manter a decisão dos comissários em multar a equipe em US$ 100 mil por violar o artigo 39.1 do Regulamento Esportivo e de impor o pagamento das despesas efetuadas pela FIA.” diz a nota publicada.

E ao final ainda deixa claro que o artigo em questão deverá sofrer alterações na próxima reunião do conselho, dizendo assim: “O Órgão de Julgamento também reconheceu que o artigo 39.1 deve ser revisto e decidiu remeter a questão para o Formula One Working Group”

Pegue o seu pedaço, que domingo tem o GP de Monza.

aros amiguinhos, antes de começar a descer a lenha na edição de hoje, eu quero comunicar que este bloco acima não é de minha autoria… Isso é o que a o Maurilyn escreveu no blog dela dele, como você pode ver aqui… Foi apenas uma deixa pra eu kibar um texto dele e zoá-lo pelo fato de ele ter nome de menina, coisa que temos feito com bastante frequência desde que a Bianca caiu na besteira de indicar este blog pra ele…

"Pra mim tanto faz... O que importa é que eu ficarei cada vez mais rico depois dessa palhaçada toda..."
"Pra mim tanto faz... O que importa é que eu ficarei cada vez mais rico depois dessa palhaçada toda..."

Hoje, 08/09/10, bem depois das 11:12:13, a FIAdaputa anunciou a punição que a Ferrari receberia por conta da ordem que eles deram pro Massa ceder o primeiro lugar pro Alonso… Ou melhor, anunciou que não há punição… Pague-se as 100 mil lascas que ficou estabelecido no dia da corrida, arquive-se o caso e foda-se o público…

Ele também está mais podre de rico depois desta palhaçada...
Ele também está mais podre de rico depois desta palhaçada...

Com a palavra, nossa Maria-Paddock preferida, Bianca Moura… Vai, Vaquinha!!

– Vaquinha é tua mãe, visse?

Como vocês bem sabem – ou não – Eu torço pela Ferrari desde mil novecentos e bolinha, inclusive, antes dos tempos áureos do Schumacher. Nesse tempo, aprendi a ver a Fórmula 1 aos olhos de Seu Enzo, chefão que ensinou que os pilotos não são confiáveis, passíveis de erro e, por isso, a equipe deve vir em primeiro lugar, sempre.

Mas não vale agora discursos ideológicos. Até porque, nada do que eu disser vai acalmar a imensa população de revoltosos e revoltados.

O que vale é que a Federação Internacional de Automobilismo poupou a Ferrari de maiores punições pela manipulação do resultado durante o Grande Prêmio da Alemanha.

Digo isso, sem a menor cerimônia: A equipe é culpada, deu ordem para que Massa deixasse Alonso passar, inclusive, mais de uma vez. E ela não está sendo inocentada disso. O que foi discutido hoje foi a regra na qual a categoria é submetida, tanto que foi dito, em comunicado oficial:

“A Ferrari deseja expressar o seu apreço pela proposta do Conselho de revisão do artigo 39.1”

A questão aqui é que, por mais poética e bem intencionada que seja a regra que proíbe os jogos de equipe, na prática ela não funciona. E nós sabemos bem disso.

A Ferrari lembrou o jogo feito pela McLaren, à época de Hamilton e Kovalainen, onde usaram o termo “the cat is out of the house” para avisar aos pilotos que a posição deveria ser trocada. Isso é sim, um argumento válido para mostrar a fragilidade da fiscalização que a Federação pode impor. Uma ordem poderia vir de qualquer dialeto pré-combinado.

Foi exatamente a falta dessa discrição, junto com o comportamento de Massa, que fez questão de mostrar a todos que estava dando passagem ao espanhol, que causou todo esse circo.

Sim, circo. Uma coisa que não vale para todos não pode valer para um.

Na Turquia, a McLaren (de novo, mas não é implicância) disse ao Hamilton para economizar combustível. Ele perguntou “Se eu tirar o pé o Jenson vai me passar?” e vocês bem sabem que o Jenson passou e depois, numa “erradinha”, devolveu a posição. Alguém fez alarde disso? Um claro jogo de equipe. O argumento de que, nesse caso, seria mais que justo a posição ser devolvida, não é válido. É jogo, da mesma forma. E isso é proibido, não é? Pois então.

Tudo isso mostra que a regra mais ajuda que atrapalha, porque ninguém pode verificar se está sendo cumprida. Dando apenas margem para especulações, brigas e circos, como o que aconteceu hoje.

Sobre a 13º equipe, também saiu a nota de que ela não existirá. Nenhuma das propostas se enquadrou nos pré-requisitos para entrar na categoria. Isso dá a prova do ditado “Ninguém é completamente inútil, ao menos, serve de mau exemplo”, nesse caso, o mau exemplo é a Hispania e o seu atual fiasco. A FIA aprendeu com ela a nivelar um pouco mais acima. Isso é bom.

Mas isso não fez terminar o sonho de Villeneuve de se tornar chefe de equipe. Ele já anunciou que tentará comprar alguma já existente, olhando com cuidado as cláusulas contratuais vigentes e assegurando que seu projeto esteja na pista.

Em seguida, vejam o que o narigudo de Queimados tem a dizer…

– Este…
– Ei, sou eu!!
Puta que pariu!! Olha aí e vê se é tu!!
– Ôxe, meu chefe tá a fim de me ferrar com esses roteiros que ele me arruma, visse…
– ♪… ♫♩♫♪… Oi, me chamaram?

Este 08/09/10 entra pra história como um dos dias mais derrotistas da história do esporte a motor. Sem mesmo correr, uma marmelada homérica se desenhou hoje em Paris. Nojenta, calhorda, covarde, charlatã, imbecil, revoltante, nada consegue descrever totalmente a cagada que a FIAdaputa fez ao absolver a Ferrari. Mais uma vez. Por um favorecimento de Alonso. Mais uma vez. Por um ato sujo e antidesportivo. É redundante, mas o fato é que isso ocorreu mais uma vez.

A canetada de hoje se compara às vergonhas na Áustria em 2001 e 2002 e ao UShame GP, de 2005. Não é surpresa que em TODOS esses episódios, a Ferrari esteve envolvida de forma negativa. O argumento do time italiano, de que “Massa recebeu uma informação de que Alonso estava mais rápido, e não uma ordem pra deixá-lo passar”, e que o brasileiro teria feito o jogo sujo “pensando no bem da equipe” me cheira a desculpa de advogado porta-de-cadeia pro serial killer que é pego em flagrante, na cena do crime, com roupa ensanguentada e com a faca cravada no corpo da vítima, de que todas as 75 facadas foram em “legítima defesa”, inclusive as 13 pelas costas. É o famoso “não roubei, só pedi emprestado sem o dono saber”, “não chifrei meu vizinho, a mulher dele que me deu mole e eu só comi pra não me chamarem de viado”, e por aí vai.

Foi clara a infração ao regulamento, logo tem que punir. E 100 mil doletas pra Ferrari, diante da gravidade do fato, é gorjeta pro motorista. Melhor: é piada mesmo. Não sei o que diz a letra fria do regulamento, mas no mínimo Massa e Alonso deveriam perder os pontos da corrida, e a Ferrari ser excluída do Mundial de Construtores deste ano. Outra notícia que a FIA resolveu defecar nos nossos ouvidos hoje foi a decisão de que não haverá ninguém na 13ª vaga de 2011.

Ou seja: faz um circo inteiro – quase um reality show, foi até capa da revista Warm Up – pra dizer que ninguém ganhou, porque não haveria tempo pra fazer um carro decente? Ah, então beleza… A Hispania e seu carro-lesma pode, né Arnaldo? O mesmo para as novatas de 2010: com muito custo, elas só vão brigar pra não tomar volta de vantagem por um bom tempo. Mas elas podem… Aqui com os meus dois centavos, começo a desconfiar que alguém usa DORGAS pesadas lá na FIA.

E eu não tô falando do meu Flamengo, hein?

Só um adendo, narigudo: no episódio do UShame GP, por uma coincidência bem Himuriana, a Ferrari acabou beneficiada nessa história, mas ela não teve nada a ver com o que aconteceu… Pra quem não lembra, a Michelin não tinha pneus adequados para participar da corrida em questão e sugeriu aos times que usavam os pneus franceses que estes não participassem da corrida, por questões de segurança… Apenas três times não usavam pneus Michelin: Ferrari, Jordan e Minardi…

Mais do mesmo em outros blogs: Flavio Gomes (aqui e aqui), Victor Martins (aqui), Téo José (aqui), Luis Fernando Ramos (aqui) e Rafael Lopes… (aqui)

E, claro, o Rodrigo Vilela, que tá estudando pra ser como estes aí em cima, sobre a pizza e sobre a vaga 13

E agora, vamos rir, porque é o que nos resta…

Ferrari e seu mais novo patrocinador...
Ferrari e seu mais novo patrocinador...

Porque, novamente, vou ter que usar meu bordão que ilustra o quanto que a Fórmula 1 está uma merda: “Ainda bem que meu pai não viveu pra ver isso!!”…

E, depois de expor várias opiniões de vários lados (incluindo o de uma ferrarista tresloucada…), eu solto a minha… E vocês observam que eu, mesmo sendo flamenguista, quando eu vejo o meu time na merda, eu não hesito em afirmar que ele MERECE cair pra segunda divisão… Que nem agora, enquanto eu escrevo este texto e o Flamengo está tomando de 2 a 0 pro São Paulo!! PORRA, FLAMENGO!! VAI TOMAR NO CU, PORRA!!

O mesmo vale pra Ferrari… Ainda que esse lance de ordem de equipe seja algo que mereça um pouco de atenção mais detalhada pra se posicionar de forma favorável ou contrária… Um exemplo aconteceu na decisão de 2007, quando a Ferrari antecipou uma parada do Massa para que o Kimi pudesse abrir a distância necessária para que ele voltasse na frente quando ele parasse… Desta forma, ele venceria a corrida e seria campeão…

Ou seja: quando um dos pilotos do time não tem mais chances de ser campeão, como foi o caso do Massa em 2007, é JUSTIFICÁVEL que haja uma ordem pra que se troquem as posições entre eles… E é JUSTIFICÁVEL que se atenda os interesses da equipe pelo objetivo dela… (o título…)

O que eu não entendo é quando um time decide desde muito cedo que Fulano de Tal é o primeiro piloto e seu companheiro é o segundo piloto… Talvez por influência dos patrocinadores (o que não seria surpresa alguma pra mim, afinal, a Santander patrocina a Ferrari e o Alonso…) ou porque o Alonso é o tipo do piloto que quer que a equipe trabalhe em função dele, etc, etc…

Como a própria transmissão da FOM fez questão de destacar… O Choronso achou ridículo que o Massa estivesse defendendo a posição dele, em vez de deixá-lo passar… Por isso que eu o comparo com o Quico direto: ele foi reclamar com a Dona Florinda (Andrea Stella, engenheiro dele) e esta foi dar um tapa na cara do Seu Madruga (Felipe Massa) para que depois ele chegasse e ainda o chamasse de “gentalha gentalha”…

Eu concordo com o Flavio Gomes no seguinte aspecto: se o piloto resolver acatar (ou não) uma ordem da equipe, ele que assuma a responsabilidade disso!! Aceitar a ordem e ficar fazendo birra é babaquice!! (Foi por isso que o Rubinho caiu na graça do público… NOT!!) O fato de o Massa ter feito a birra que fez por ter que deixar o Choronso passar me fez desejar que ele fosse punido pela treta de Hockenheim, só pra ele largar de ser imbecil…

Sobre o Alonso, o cara ganha uma corrida no grito e, como minha mãe costuma dizer, “a cara dele não mexe”… Foi assim agora, foi assim em Singapura, quando ele só ganhou uma corrida porque o Nelsinho bateu de propósito por ordens da equipe e foi assim na McLaren, quando ele começou a trollar Ron Dennis e seus amiguinhos porque já estava claro demais que o time inglês estava dando prioridade pro Hamíltão… O simples fato de ele ser um BABACA me fez desejar que ele fosse punido pela treta em Hockenheim, só pra ver se ele aprende…

Sobre a Ferrari… Mesmo depois do episódio da Áustria em 2002, onde a reação do público foi ainda mais negativa, a ponto de deixar o próprio Schumacher tão constrangido a ponto de ele ceder o primeiro lugar do pódio pro Rubinho (aliás, foi por isso que a Ferrari foi multada em um milhão de lascas na época: por quebra de protocolo do pódio…), eles não aprenderam… A história se repetiu com um piloto que acha que a Fórmula 1 tem que girar em torno dele… Por isso que a Ferrari TINHA que ser punida, afinal, existe uma regra e esta não foi respeitada…

MAS!!

Uma punição à Ferrari era algo tão provável quanto alguém escapar vivo da fúria Himuriana… Primeiro: com Jean Todt como presidente da FIAdaputa, é claro que ele não puniria uma prática que ele próprio fez exaustivamente enquanto diretor esportivo da Ferrari…

Segundo: a Ferrari é tão tradicional na Fórmula 1 que se acha no direito de achar que pode quebrar qualquer regra… E o pior é que a FIAdaputa também acha isso… Não por acaso, várias regras que a FIAdaputa tentou mudar não foram alterados por que qualquer mudança em qualquer regra requer aprovação unânime de todos times… E quase sempre, era a Ferrari quem matava a unanimidade e, com isso, vetava a proposta…

Aí a FIAdaputa relata que vai rever a tal regra que proíbe o jogo de equipe… Bom, já que a Ferrari mostrou que não há problema nenhum em burlar esta regra (só pagar 100 mil lascas e tá tudo feito…), é melhor que matem ela logo, né… Afinal, a Ferrari precisa continuar beneficiando o Alonso, mas também precisam não se sentir culpada por isso…

É por essas e outras que eu tanto falo sobre meu pai não ter vivido pra ver isso… Aposto que ele morreria do mesmo jeito… De desgosto… Porque a Fórmula 1 que ele aprendeu a gostar e ensinou seus filhos a gostar não existe mais… Aquela Fórmula 1 que era disputada na pista, onde os pilotos passavam até por cima se quisessem ganhar, onde os pilotos assumiam suas decisões sobre as merdas que faziam… E, principalmente, onde valia a pena acordar cedo de manhã, ou dormir mais tarde, pra ver uma corrida, porque você sabia que o vencedor era, de fato, aquele que havia sido o melhor na corrida

Aliás, muita coincidência que isso tudo tenha acontecido em Hockenheim, uma pista que foi assassinada pela FIAdaputa, que também matou a Fórmula 1…

Ah, sim… Esqueci de falar da vaga 13, que não vai ser preenchida… A melhor colocação pra isso foi a do Flavio Gomes:

A FIA concluiu que nenhum dos postulantes à 13ª vaga da F-1 para 2011 atende às exigências da entidade (…) Quem atende às exigências são a Hispania, a Virgin, a Lotus…

É, Vinícius… Alguéns na FIAdaputa fazem uso de DORGAS muito pesadas… “Alguéns” porque não consigo admitir que isso tudo seja fruto de apenas uma mente doentia…

UPDATE (9 de setembro – 1:22) – Eis que a vaquinha da Bianca jogou essa lá no Maria Paddock:

O Tio Bernie só pensa em dinheiro e é um sacana; a FIA mata todos de vergonha, é covarde, nojenta e soberba; As equipes são manipuladoras, demoniacas, antro de marginais; Os pilotos são uns vendidos, sem personalidade, rotulados, um bando de pau mandado, mentirosos, falsos e mesquinhos.

A Fórmula 1 faz todo mundo de palhaço, com seus regulamentos toscos, seus – na maioria – péssimos circuitos, suas punições arbitrárias, sua total parcialidade. A Fórmula 1 vive morrendo, aos poucos e a míngua, em 94 foi um pedaço, em 2002 foi outro, no GP da Alemanha mais um, na decisão em prol da Ferrari o último! O FIM DA PICADA!!!

Você está cansado desses absurdos, dessa falta de respeito, sua moral está destroçada com tantas atrocidades cometidas contra o esporte que você tanto ama!!!1!!!!111!!ONZE

E domingo, você estará na frente da TV, reclamando do Galvão, da FIA, do Bernie, do Todt, da Ferrari, do Alonso, do Massa, do Vettel, do Hamilton, do Yamamoto, da Virgin, do circuito e de todo o resto.

—–

Quem consegue reclamar, sabendo que a Fórmula 1 ‘é assim mesmo’ e SEMPRE (não adianta vir falar de época boa ou ruim, são apenas épocas diferentes) teve seus deslizes, já que nada pode agradar a todos, tudo bem.

Se você faz drama e ressuscita Senna, Prost, Piquet, Fangio, Caim e Abel na primeira oportunidade para criticar, criticar e criticar, e continua acompanhando isso que chama de nojento, me perdoe, mas você é um idiota.

A Fórmula 1 não é um esporte. O esporte se chama automobilismo e tem várias vertentes, várias categorias.

Se você não está satisfeito, realmente, faça como o nosso querido Kimi Raikkonen: Escolha outra categoria e GET A LIFE!

O pior é que a gente gosta dessa merda!! Não adianta negar isso… Ou então vejam a Bianca, que torce pro Náutico…

– Olhe, chefinho, não precisa ficar revelando meus defeitos, visse?
– Que nada, vaquinha… Eu só faço isso pelo prazer de te trollar… 😀

Comments

comments

Comments (1)

  1. Só não ligo de zoar o meu nome porque (por que, porquê, sei lá qual o certo…) já amo vocês do fundo do meu pancreas e me divirto com as besteiras histórias que vocês escrevem. E claro, ser kibado pelo akaikki me deixa excitado honrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.