tenção, macacada… Em decorrência aos jogos da Copa, conflito de horários e pela Edição de Mônaco, que eu tive que escrever praticamente sozinho, esta edição foi praticamente escrita TODA pela Bianca… Sendo assim, fiquem com a nossa vaquinha e maria-paddock preferida…
– Olhe, assim eu fico encabulada,visse…
– Cala a boca e escreve, porra!!
– Eu vou lhe dénunciar no sindicato dos blógueiros, visse?
Sexta, 11 de Junho – Nem colocando carro pra andar no gelo ou na praia, a Red Bull conseguiu aparecer tanto quanto colocando seus dois garotões pra brigar na pista. Sim, colocando, porque se a equipe não tivesse “esquecido” de avisar ao Mark Webber que seu companheiro iria atacá-lo, a “merda” não teria acontecido. Foi um vai-e-vem de boatos sobre o favorecimento ao menino Sebastião. Boatos que não são lá tão absurdos assim. Vettel é jovem, despojado, “a cara da equipe” (como definiu a colega @rosadealmeida) e ele era a aposta certa da equipe para o campeonato. Ninguém contava com o fator Mark Webber. Cada qual com sua opinião, a minha é a de que uma equipe não vai ‘passar pra trás’ um de seus pilotos só porque o outro é ‘comercialmente favorável’. Até porque, o ‘comercialmente imprescindível’ é ser campeão, não importa com quem.
Porém, depois de ver todo esse buruçu com seu nome, de ser chamado de louco pelo Pivettel (essa criança não aprendeu a respeitar os mais velhos não???) O Tio Mark recebeu seu presente: Estendeu seu contrato com a equipe até o final de 2011. Sem mais, porque o lord quer ficar livre para tomar um Red Bull e criar asas.
Outro que garantiu seu lugar na equipe por mais tempo foi Felipe Massa. Aliás, ele realmente criou raiz na Ferrari, onde nasceu. Seu contrato vai até o final de 2012. Ou seja: Jogar poker com Choronso não deu em nada pro Kubica, que deve mesmo é ficar na Renault no ano que vem. E depois dos mimimis de que a cabeça de Liuzzi estaria ameaçada e Paul Di Resta tomaria seu lugar a partir de Silverstone; Falarem que uma das vagas da Force India estaria na mão do Karun Chandhok; E inventarem um contrato até 2015 para Vettel na Red Bull, prefiro parar com essa conversa de dança das cadeiras por aqui, porque, particularmente, acho essa coisa de especulação um saco.
Mas se o Massa na Ferrari é coisa mais batida que cabeça de prego velho, eis que a equipe contrata um gurizinho de 11 anos para integrar seu programa de pilotos. O nome dele é Lance Stroll, é Canadense e alguns títulos no Kart, pelo que eu li. Eu tenho 20 anos e estou aqui, na frente do computador. O moleque ta na Ferrari, manolo.
Os treinos desse fim de semana dividiram as atenções com a Copa do Mundo. A abertura, durante o TL1, e França e Uruguai, começando meia hora depois de ser aberto o TL2. Porém, como tudo nesse mundo costuma ser junto e misturado, os pilotos da Fórmula 1 também quiseram meter o seu bedelho no futebol. Acompanhe aqui os comentários de Kamui Kobayashi sobre os grupos da copa. (link enviado pela japonesinha gente boa, @lovemotorsports)
Quem também vai na onda do futebol, é Lucas Di Grassi, por mais que ele insista em falar no seu Twitter que não gosta muito do esporte, com seu capacete novo, que já era meio brazucão, e um dos mais bonitos do grid, ganhou um tom mais amarelo, e agora está pronto pra copa.
Sábado, 12 de Junho – Ah, dia dos namorados… Dia dos namorados complicado, esse, já que hoje, além da fórmula 1, tivemos os jogos da copa, e 24h de Le Mans. Sua namorada sabia disso, e resolveu passar esse dia GRUDADINHA em você. Para aqueles solteiros que gostam de se lamentar, foi bom, deu pra esquecer fácil da data. Aliás, amigos, se você é um daqueles que passou o dia na mão por falta de opção, eu te dou uma dica: Vire piloto de F1. É batata. Ok, nem todo mundo é Lewis Hamilton da vida pra arrumar uma Nicole. Mas se você for assim… um Buemi, já dá pra arrumar uma coisa bem boazinha…
Pois bem, vamos ao que interessa, ‘O treino classificatório que define o grid de largada para o Grande Prêmio do Canadá’, como gostam de falar na Rede Bobo, que também pode ser chamado tranquilamente de ‘Qualify’. Aliás, quem acompanhou a transmissão pela emissora, teve várias surpresas. A narração de Luis Roberto logo matou todos de rir com um ‘VIIIRGIII’, estragando todas as tentativas de Galvão Bueno de não repassar o nome da equipe. Chamou mais atenção do que falando 100 vezes em tom normal. Depois, vários #fail de áudio, com falhas dignas de skype ligado na internet discada. A gente sabe, que tudo isso não passou de um boicote ao Luis Roberto, para que possamos sentir falta do patife que nos acompanha nas narrações. Porém, o futebol mostrou ao mundo o grito abafado que os fãs da fórmula 1 sempre quiseram dar em alto e bom som: CALA A BOCA GALVÃO.
Começando lá de baixo, Lucas Di Grassi tomou mais uma vez do Timo Glock, num total de 8×0. Como se já não bastasse, tomou também de Bruno Senna, que tem uma carroça pior que a dele. E achando pouco, o garoto-maroto ainda me vai fazer ponta na novela das oito, Passione, como padrinho de casamento do StockBack Mountain Gerson Gouveia, com 300kg de laquê naquela cabeleira lavada com CLEAR. Ou seja, num dia só, Di Grátis passou toda a vergonha que alguém levaria uns 10 anos pra passar. E ainda ganha dinheiro com isso, é mole?
Subindo, Kobashow foi o encurralado do Q3 dessa vez, e ficou triste, porque queria empurrar a Sauber do seu colega pra baixo. Não ia conseguir, porque tomou 4 décimos, mas serviu de base pro sobrancelha de taturana albina, Kovalainen, já se espojar falando sobre a evolução do seu carro.
Na Toro Rosso, parece que depois do consultor para assuntos bombásticos (mentira, consultor para assuntos gerais) da Red Bull dar um tranca no Buemi, que já veio de um 2009 bem porcaria. Helmut Marko disse que o rendimento do piloto está ruim (aquele tipo de coisa que todos sabem, mas precisa alguém importante falar pro cara cair na real), o garoto logo tratou de mostrar um pouco de serviço, ficando na frente de Alguém-Soares. Mas foi ali, no mano a mano, nada que tenha impressionado a seu ninguém. Vaga sobrando na Toro Rosso pra 2011, alguém quer?
Outra dupla que ficou inteira no Q2 foi a Williams. As explicações que o brasileiro dá nessas ocasiões são as melhores possíveis. Geralmente, algo muito próximo do ‘O carro é essa merda aí mesmo, e pronto’. Não com essas palavras, porque ele é educado e tem um emprego a zelar. Mas é fato que a Williams andou pra trás no campeonato e já não figura mais na briga ‘do meião’, digamos que ela está no ‘meião-b’.
E a ‘Nova Fórmula 1’ como gostam de chamar é assim: Um dos G8 desce, um da tabela de baixo vai subir e todos se perguntam ‘Quem? Quem? Quem?’. Hoje foi a vez de Schummonga. E a 14º posição de hoje foi a pior coisa que o Alemão conseguiu fazer desde 2005. A coisa só não foi pior e não deu mais margem para os fanfarrões de plantão falarem mais ainda, foi o fato do seu companheiro, Rosbecha ter conseguido um ínfimo 10º lugar. Culparam o equilíbrio. Equilíbrio do carro, porque os dois já vem se tratando numa clinica especializada em metrossexualidade e, dizem os mais íntimos, que Rosbecha já está há cinco dias sem contato com sua chapinha. A ver.
Petrov ficou, Schumacher ficou, Barrichello também. Quem sobe? Kubica, figurinha já carimbada; Sutil, outro que já é do Q1, por direito, porque é talentoso. E Liuzzi, que está no mesmo caso que Buemi, em menor grau, porque os comentários vieram por parte da imprensa, que colocaram sua cabeça pendurada. Mas deu efeito e ele não só estava no Q1 como foi o que melhor se classificou entre os três. Inclusive, na frente de Massa, que não conseguiu resolver o problema do carro. Acho que a Ferrari poderia pedir ao carro pra resolver o problema do piloto. Só assim.
Aliás, Felipe Massa disse, na Turquia, que não estava na Fórmula 1 pra levar meio segundo de ninguém e que se levasse, não tinha mais motivo para estar na categoria. Ele vai estar por mais dois anos e levou meio segundo do seu companheiro de equipe. Essas questões filosóficas sobre motivos que fazem um piloto permanecer nessa briga de cachorro grande vão muito além do que se consegue dizer da boca pra fora. Felipe Massa é um homem sincero e com certeza seus resultados na pista vem, claro, de um rendimento ruim do carro, porque todos sabemos de seu talento. Entretanto, os mesmos problemas que ele enfrenta também estão sendo recaindo sobre Alonso, que está conseguindo lidar melhor com eles. O carro está melhor que na corrida passa, pros dois. E cada qual que aproveite isso ao seu modo. E pra não ficar de fora do dia dos namorados, Alonso trata de exagerar na amizade e comenta: “Felipe Massa e eu estamos bem juntos”. Mas esse Rosbecha ta fazendo escola na Fórmula 1, hein? Ô praga!
Na McLaren, aos respingos da briga interna que aconteceu no Grande Prêmio da Turquia, quando Hamilton foi atacado por Button, dando o troco em seguida de força classuda (Já que aqui não tem nenhum Pivettel), Button lamenta não ter conseguido se aproximar mais do seu companheiro no grid. Na frente dele, além de Choronso, estão as Red Bull, que usaram pneus duros na ultima parte do treino, que leva mais tempo pra tomar “jeito de gente”, enquanto todos estavam de macios. Se os pneus duros favorecem a dupla da Red Bull, eles terão dar um duro no início da corrida, pneus duros não duram pra sempre, e Alonso e Button vão com sede de tomar os lugares mais a frente.
Mas a pole, a merecida pole, quebrando a hegemonia da Red Bull nos sábados foi de Lewis Hamilton, que protagonizou todo um show a parte no final do treino. Além da volta perfeita, batendo 1’15’105 e garantir a ponta do grid, mandaram o cabra economizar a gasolina, porque era necessário ter pelo menos 1L ao final, como manda o regulamente. O cabra foi lá, desligou o carro, sentou por fora e saiu acenando, como um fanfarrão. Depois desceu e foi empurrar, numa inocência que foi bonito de ver. Contanto não tem graça. Só vendo pra sentir, porque a cena já pagou o fim de semana:
E por falar em graça, a sena senna cena não foi de também não saiu de graça. Custou US$10 mil e uma advertência ao campeão. Que ainda terá que segurar a onda de Webber, que vem logo atrás dele. E ainda vai ter que cuidar pra não beijar o muro novamente, como fez no treino. Beijinho no muro, Massa também deu, mas, como soltou o linguarudo Sutil, a previsão é de uma corrida maluca. Alguém tem que se esborrachar na curva 7 pra festa da molecada ficar completa.
E por falar em festa, o papo aqui é Fórmula 1, mas em meio a Copa do Mundo, vira tudo, praticamente, uma coisa só.
Domingo, 13 de Junho – A volta de Montreal ao calendário foi comemorando por muitos e lá aconteceu um espetáculo de corrida. De ontem pra hoje, punido em cinco posições, a corrida do Webber foi prejudicada, já que ia largar em segundo.
O primeiro a ir pro muro foi Kobashow, logo no começo da corrida, com uma manobra que foi criticada pelo patrão, chamando-a de ‘pretenciosa’. Quer dizer, o cara contrata o Kamui Kobayashi e quer que seu carro faça manobras normais? Com um Japonês? Hanran Cláudia, senta lá! E o outro carro da Sauber, com o Pedro de la Rosa, fumaçou. Eu não tenho estatísticas que comprovem, mas o Pedro devia largar a rosa e procurar um mói de arruda pra ver se dar jeito nesse azar lazarento! Agora, motor Ferrari, mais uma vez, deixando o rapaz na mão.
Bruno Senna perdeu a segunda marcha. Pra vocês verem como a fórmula 1 é uma coisa complicada até pra mim, que acompanho desde a metade da idade que tenho hoje (faça as contas): Se o carro a Hispania é um lixo e ela anda devagar, não seria bom perder a segunda pra forçar andar um pouco mais rápido? Eu acho coerente, mas o Senna preferiu voltar pros boxes.
Quem está prestes a voltar pra um lugar bem pior que os boxes é Karun Chandhok. Ele está é bem perto de voltar pra casa, agora que admitiu que os patrocinadores deixaram ele na mão. Sem dinheiro, o Indiano pode perder a vaga. Isso aí é boato de jornal, mas como faz sentido, pode bem ser verdade. Segundo eles, Christijan Albers, que é ex-f1, que é um cara cujo nome eu poderia ter deletado da minha memória, caso o Show Man Yuji Ide não tivesse perdido a superlicença por culpa dele. Parece que ouvi o nome nas transmissões da Le Mans nos últimos anos, mas não tenho certeza. Outro que está na suposta “lista” do jornal é Pastor Maldonado. Esse eu sei quem é muito bem, já está na GP2 há uns… 300 anos e é companheiro de equipe de Luiz Razia (Test driver da Virgin) na Rapax. Esse é o meu favorito ao cargo. O outro é Narain Karthikeyan que corre na Nascar e também é Dalit ops Indiano. Por enquanto, tudo balela. Vamos ver o que teremos mais pra frente. A propósito, diferente de Bruno, Karun terminou a corrida.
Quem mais abandonou? Hum… Trulli. Deu o maior chilique. Não é a toa que meu patrão fala que esse rapaz é esquisito.
Lucas Di Grassi, apesar de um sábado bem ruim, se classificando novamente atrás do mercenário, fez uma boa corrida. Não, dessa vez não tem piada. Ele realmente fez uma boa corrida, dentro do que o carro pode oferecer a ele. No final, deu em merda e não conseguiu manter o ritmo, mas, enquanto muitos carros estavam indo pro pit e ele conseguiu se segurar na pista…
Outro que teve o seu melhor fim de semana até agora foi o sobrancelha de taturana albina, Kovalainen. Além de ter largado muito bem, conseguiu ficar na frente do Vitaly Petrov, que teve um dia bem ruim, queimando a largada e recebendo punição.
Liuzzi, que largou bem e terminou a corrida na frente do Sutil, arrancou a asa do carro de Massa logo na largada. Se bem que, falando a verdade, ele colocou a asa para ser quebrada, tentando se encaixar num espaço inexistente. A lamúria do brasileiro nessa corrida foi forte. O encontrão com o Liuzzi fez ele ir pro pit mais cedo e apesar ter recuperado bem, ficou preso atrás da mesma Force India um bom tempo. Conseguiu passar. Depois, foi pra cima do Dick. E o Dick, colega, não deixa barato. Deu uma baratinada na frente do Felipe, causando um toque. Na verdade, o que Schumacher fez foi um pouco parecido com o que Hamilton fez com o Petrov na Malásia, na ocasião, muita gente falou que o inglês só não foi punido por ser campeão. Digo um pouco parecido, porque no primeiro caso, foi uma tirada de vácuo; Já hoje foi mais uma fechada de porta, na cara dura.
Apesar de ter sido aberto investigação para depois da corrida e de um dos comissários ser Emerson Fittipaldi (esse comentário foi apenas a titulo de curiosidade, já que é evidente que o Emerson não é um moleque e não ia favorecer ninguém), nada aconteceu, como era de se esperar. Mas como castigo costuma vir a galope, Schumacher terminou o dia com a 11º, uma volta atrás do líder e tomando ultrapassagem de Buemi. Schummonga!
E o Buemi, hein? O que diabos aconteceu com o Buemi esse final de semana? Parece que ele tava precisando mesmo que alguém avisasse a ele que seu rendimento estava ruim. Acho até que se a avisarmos a ele de que ele é feio, ele dê um jeito… ou não, já que morrer e nascer de novo é algo bem difícil de se fazer. WELL, ele ficou na frente do queridinho Jaiminho, que não vai poder evitar a fadiga na próxima, se quiser dar o troco.
E se pra Barrichello a corrida foi ruim, ele teve seu presente: Na volta 59 do Grande Prêmio do Canadá de 2010, em Melbourne, Rubens Barrichello completa um total de 15 mil voltas na Fórmula 1, sendo o primeiro da história a realizar tal feito. Pomposo, não? Agora, tem que contar aí, porque talvez ele seja também o que tem mais voltas não completadas. A ver.
Já a briga, briga mesmo, de cachorro grande, a gente viu pelas primeiras posições. Uma corrida que teve muitas ultrapassagens, poucos acidentes e uma tensão recaída sobre os pneus, que rendiam pouco. As estratégias das equipes que lutavam pelo pódio era diferentes, e no final das contas a gente ia saber quem tomou a melhor decisão. Até dentro da própria Red Bull a decisão de qual pneu usar foi diferente. Quando trocaram, o Tio continuou com o duro e Pivettel colocou os macios (e voou, por um bom tempo com eles). Depois dos pits e das confusões, Mark conseguiu ficar um bom tempo na ponta do grid, mas seus pneus rendiam pouco e ele era o que virava mais lento entre as grandes. Tinha que trocar. Segurou o quanto deu, foi lá, e trocou. Chegou em 5º, uma posição atrás do Vettel. Parece uma coisa idiota de se falar (e realmente é, até porque, aqui 90% das coisas são idiotas), mas se o Tiozão não tivesse sido punido, a história da corrida seria bem diferente e ele sim, tinha chance de alcançar o pódio.
Porém, quem alcançou o pódio, depois de tanto sofrer com a carroça que deram para ele dirigir foi Fernando Alonso. Choronso sonhou demais em ir pra Ferrari, mas não pra essa Ferrari. Ele queria a equipe do Schumacher! Mas a realidade dele é bem diferente disso. Agora, ele comemora, levanta aos mãos pro céu e diz que voltou a briga. E pra quem achar que isso é ruim pro Massa, deixo a dica: Se o Alonso conseguiu ajustar o carro, significa que o brasileiro também pode fazer o mesmo. Então, fique feliz por existir a possibilidade. Alejandro, Roberto, Fernando e Lady Gaga agradecem a sua compreensão.
Ah, e Alejandro, Roberto, Fernando, Lady Gaga, eu, a torcida do Flamengo, Nelson Mandela e a vuvuzela pedimos gentilmente que o Senior Maffa não ultrapasse o limite de velocidade no pit. Ultrapassou? Paga 20 segundos.
Alonso poderia ter feito mais, poderia ter vencido porque o carro tinha condições pra isso. Não fez realmente por falta de braço, ou porque a McLaren estava realmente imbatível, a estratégia estava imbatível. Pra Button, perdeu seu segundo lugar nas ultimas voltas. E com Button dividiu espaço com o negão, que teve apenas um final de semana perfeito.
Ele conseguiu segurar Vettel, como era preciso ser feito. Fez uma corrida segura, limpa, sem o Buttão pra encher o saco, sabendo lidar com as tartarugas que enfeitam a Fórmula 1. E venceu. E, pra quem gosta da categoria, não vai ser difícil lembrar, daqui há 10 anos, quem venceu a etapa de Montreal em 2010, porque a corrida foi perfeita, em todos os sentidos.
Assim, Lewis Hamilton, vencendo pela segunda vez consecutiva, assume finalmente a liderança do campeonato. E a dobradinha que vimos na pista, é também a dobradinha da tabela, porque Button está em segundo, seguido por Webber, Vettel e Alonso. A essa altura, não dá realmente pra apontar um favorito ao campeonato. No máximo, a cada semana dá pra apontar um favorito diferente. Bom pro Rubinho Bom pra nós!
A propósito, e não menos importante, bonitinha a filha do Hamilton e da Nicole, não acharam? Um pouco diferente, claro, mas o importante é ter saúde. Parabéns ao casal!
– Já vi esse filme antes… Não é, JOSÉ?!
– Nooo, no, nooo, no, nooo…
– Então vamos pro resultado…
Grandes merdas tomar 20 segundos quando já tá uma volta atrás… E outra… Com todo respeito pelo Emerson Fittipaldi, que capitaneou os comissários desta corrida, mas essa viadagem de “investigar depois da corrida” é altamente tendenciosa… Ou investiga (e pune) NA HORA ou então não investiga, porra!!
Os dez pontos que o Webber deixou de marcar na Turquia fazendo a diferença agora… Quero ver se aquele clima de “Shit Happens” vai continuar assim se o Webber deixar de ser campeão por causa desses malditos dez pontos…
Nada muda por aqui, exceto a diferença… E os 28 pontos que os touros vermelhos não marcaram na Turquia também fizeram falta por aqui…
Vamos ver até quando esse clima continua… Próxima parada: circuito de rua de Valência… É o Grande Prêmio das Zorópa no dia 27 de junho…
Que inveja do Buemi… #fato
Cara, outra corridaça!! Que ano especial da F1
O melhor comentário da corrida, foi do Luis Roberto ao ver Nicole Scwazenegger…
“QUE BELA CRIANÇA!!!”
Estilo aquelas que eu mando na noite…. pedreito style pouuuuurraaaaaa!
Melhor cobertura da #F1 nas interwebs. Disparado.