a.k.a.一輝!! – Edição 1598

inalmente, porra!! Depois de três semanas sem Fórmula 1, as atividades recomeçaram neste final de semana, com a corrida local daquele que acha que tem que ser o Luís Pereira e tá sempre achando que tem que ganhar a bola quadrada…

– No sabía que hubiera una carrera de Fórmula 1 en México…
– ¡¡Cállate, menso!! Están hablando de mí…
– ¿No me simpatizas? Y además, yo voy a ser Enrique Borja!!
– ¡¡Pero yo voy a ser Enrique Borja!!
– ¡¡No, lo dije primero!!
– ¡¡Pero la pelota cuadrada es mía!!
– ¡¡No me importa si la pelota cuadrada es suya!!
– ¡¡Ah, vaya a la mierda!!
– Además, yo pido a mi mamá que me diera un millón de pelotas cuadradas!!
– ¡¡Cállate o te descalabro los cachetes de marrana flaca!!
– ¿No me simpatizas?
– ああ!! 黙れ!! 黙れ!! 黙れ!! お前たちは絶望に我を運転している!!


Janái Himura elimina Fernando Alonso, Quico e suas bochechas de porca magra…

– Mejor hubieramos ido a ver El Chanfle…

IPC: A ordem dos personagens não importa muito… No final, tanto faz se é o Alonso ou o Quico que começa, os dois vão chorar por causa da bola quadrada…

MIA: Aos que não pescaram certos nomes diferentes, eu usei os originais mexicanos em cada uma das falas, a saber:

  • Enrique Borja foi atacante da Seleção Mexicana nos anos 70, na versão brasileira usaram o Luís Pereira, que era zagueiro…
  • El Chanfle é um filme feito pelo elenco de Chaves que conta a história de um jogador de futebol… Aí inventaram que era “o filme do Pelé” na versão brasileira, que foi feita muito antes de lançarem o Pelé Eterno…
  • Bochechas de porca magra é a tradução real de “cachetes de marrana flaca”, que aqui no Brasil virou “bochechas de buldogue velho”…

– Ah, va cagare…
– Bianca, sua vaquinha!! Tá esperando o quê? Vamos trabalhar, porra!!
– Ah, “va cagare” você também, visse…
– Peralá, seus dois filhos de progenitoras DORGADAS… Comassim vocês estão me excluindo dessa bagaça???
.
.

#Sephodeol, HA-HÁI, HI HI!! Ninguém mandou ter internet capenga da Telemar… Vai pra lá, seu merdaaam!
.


Sexta, 7 de maio – Um dos assuntos que agitaram essas monótonas mini-férias pré-Europa, foi a briguinha entre Digrátis e Piquetzinho Jr., e só faltou puxão de cabelo. Tudo começou quando Nelsinho afirmou em entrevista ao site Tazio que as vagas de Lucas e Senna estavam à venda, e que ele não quis comprar, pois nunca precisou colocar dinheiro para competir.

– Se eu fosse o Digrátis, eu rebateria de outra forma. Afinal não foi ele que precisou bater de propósito pra segurar o emprego…
.

Sabe quando parece que a carapuça serviu e a pessoa fica se doendo? Pois é. O piloto da Virgin fez questão de chamar Henrique Moretti, jornalista do site Terra, em Araçatuba, para contar que sua equipe é muito rica, não precisa de pagantes e escolheu quem quis pra correr. Ok, a gente acreditou. A propósito, Lucas, gostei muito do seu novo livro.

Lucas Di Grassi, se consagrando como escritor.
Lucas Di Grassi, se consagrando como escritor.

Enquanto isso, o tico e o teco de Bruno Senna funcionava em prol de coisas mais importantes. Para classificação em Mônaco, o brasileiro propõe que os mais lentos façam um qualify separado dos demais. O que seria, tecnicamente, dividir a F1 em duas.

A ideia de dividir o grid não é má, para ser honesto. Se pegarem seis ou oito carros do grupo dos mais rápidos, ou dos mais lentos, e os outros em uma sessão diferente, provavelmente será uma boa idéia para todos”

Jarno Trulli, que também corre na categoria F-Slow, gostou da idéia. Já Kubica acha que será difícil deixar todo mundo feliz. Pelo menos Bruno pensou em um problema que terá de ser resolvido de alguma forma. Na falta de carro, ele usa o cérebro. Tem gente que nem isso faz.

– Oi?
– Oxe, tá se doendo é, minha irmã?
– Doendo? Irmã? Como assim?
– Ah, “va cagare”!

Outra que usou o cérebro foi a FIAdaputa. Enquanto muitas toupeiras achavam que “Não pode, não pode, não pode”, ela liberou as alterações no motor mazelado Ferrari. E em Barcelona, eles já estão nos carros. Agora, com esse duto em T V J F, motor aprumado, camisa azul celeste, macumba do terrero de Pai Bané, as coisas comecem a melhorar, principalmente pro lado do Felipe Massa.

Ah, e mais um bostinha adentra na F1. Christian Klien, australiano austríaco, aquele camarada que foi piloto da Jaguar, da Red Bull, e 3º piloto da Honda em 2007. A experiência finalmente chega à Hispania. Ele vem pra tentar ajustar aquela carroça e, por isso, já testa nesse final de semana.

Klien, feliz e contente por essa nova "oportunidade"
Klien, feliz e contente por essa nova "oportunidade"

Agora sim, vamos ao que interessa! Parece que, apesar do mundo da Fórmula 1 ter andado quieto nessas três semanas, algumas coisas vão mudar de figura. Pelo menos é o que mostrou os treinos de hoje. O que um dia foi o ‘rei de sempre’ voltou a brilhar. O que é ‘rei da sexta’ ficou apagado. Não entendeu? Então, peço ao glorioso Prost que limpe o salão porque depois do meu time ter perdido o campeonato pernambucano para o Sport, só quero saber de F1 pelo resto da vida.

Prost limpando o salão. E Senna VIVEU pra ver isso.
Prost limpando o salão. E Senna VIVEU pra ver isso.

– Desenterraram essa das profundezas da Olhota do Tempo…!!

Mas Senna não viveu para ver Christian Klien pegar sua superlicença 10 minutos antes de ir para pista na primeira sessão dos treinos livres. O Todt precisava assinar, e o fanfarrão só chegou quando o menino bonitinho já estava achando que sua alegria estava acabada.

Klien, meu filho, fazer cada de cachorro que caiu do caminhão da mudança não resolve!
Klien, meu filho, fazer cada de cachorro que caiu do caminhão da mudança não resolve!

Mas a alegria só estava começando. Pouco colocou aquela bunda branca no assento da carroça e terminou o treino na frente de Bruno Senna. E botou meio segundo, viu?

Outro que deu seu lugar para o reserva foi Sutil, para Di Resto dar o ar de sua graça. E um raçudo (de raça) que teve uma boa sexta foi Kobashow, que levou um P10 e um P13.

O que coincidiu tanto na primeira como na segunda sessão foi que: Hamilton andou na frente de Button. Alonso na frente de Massa. Buemi na frente de Alguersuari. Barrichello na frente de Hülkenberg (o que não é lá uma tarefa muito difícil, ainda mais com o garoto se atolando na brita no TL2 e indo pro banco mais cedo).

Hulkenberg, "todo atoladinho"
Hülkenberg, "todo atoladinho"

– Atolando nada… O cara conseguiu a proeza de rodar no meio da reta e afundar no muro…

Kubica na frente de Petrov. E… eu disse E… E… Schumacher na frente de Rosberg. Eu pensei que não estaria viva para dizer isso aqui. Finalmente, o Alemão conseguiu um dia de paz desde que voltou a F1. Claro que no oba-oba da sexta, isso pode não significar nada. Mas, caso o Dick consiga encontrar um jeito de, pelo menos, ficar na frente do Rosbeeeecha, mais de 60% dos alemães vão ter que pedir desculpinhas por magoar o coração do queixudo. O carro da Mercedes foi modificado, e alguns toupeiras de plantão logo foram tirar água de pedra, dizendo que o carro novo só seria bom para Schumacher. Apesar disso, Rosberg já afirmou que será bom pra ele também. E se não for, amigããã, só lamento.

Schumacher, se achando por causa de uma bosta de treino!
Schumacher, se achando por causa de uma bosta de treino!

– Bianquita, minha vaquinha preferida… Você comentou lá em cima, depois de mais uma obra literária do  Lucas Di Grassi, sobre o Bruno Senna sugerindo uma sessão de classificação à parte reservada aos carros mais lentos… (leia-se Hispania, Virgin e Lotus…) Pois bem, lá vou eu desenterrar algo que aconteceu na Fórmula 1 muito antes do senhor seu papai comer a sua mamãe de forma irresponsável o bastante para conceber uma criatura como você, Bianca Ferreira Machado Moura…

Nesta época, tão remota na história da humanidade, existia algo chamado “pré-classificação”… Ela ocorria porque, nesta época, tão remota na história da humanidade, existiam cerca de vinte times inscritos pro mundial de Fórmula 1… Sabe o que isso significa? Significa que as sessões de classificação aconteceriam com quase QUARENTA CARROS, disputando 26 vagas no grid!!

E não pense você que os carros eram no mesmo nível… Se os carros da Hispania são um lixão, é porque você não conhece as equipes Onyx, Rial, EuroBrun, Osella, Coloni, Life… Estas equipes NUNCA seriam aceitas pela Fórmula 1 atual… Estes carros tomavam 15 segundos do tempo de uma pole que oscilava na casa de 1’20”!! Aí você imagine os carros rápidos marcando volta e tendo que desviar dessas carroças…

Baseado nisso, foi criada a pré-classificação… Os quatro melhores colocados desta pré-classificação se juntavam aos treze melhores times do grid e então trinta pilotos disputavam 26 vagas… Simples assim…

Só que a pré-classificação hoje em dia é totalmente desnecessário, ainda que haja uma diferença  muito absurda entre os carros do começo e do fim do grid… São 24 vagas disputando 26 vagas, não há uma superlotação na pista que torne  necessária uma pré-classificação… (embora este tenha sido o argumento usado pra usar uma extensão maior na pista do Bahrein…)

– Chefe, não é por estar beirando os 30 que você vai vir aqui me chamar de pirralha! Mas o que é isso? Ninguém me respeita mais aqui não, é? (NÃO RESPONDA!) Quando a Fórmula 1 começou a ser remodelada, durante a pré-temporada desse ano, junto com a proibição do reabastecimento e com a quantidade de carros no grid, veio esse papo, por parte da imprensa, da volta da pré-classificação. Se na época desses trastes ai que você citou as coisas eram bem piores, com mais carros e mais tempo entre eles, agora, o fator frescura conta bastante… essas novatas não estão sendo vistas com bons olhos e, sinceramente, essa ideia do primeiro-sobrinho foi imensamente melhor que a ideia do Kovalainen de tirar as bandeiras azuis da competição.

– Obrigado por me lembrar que eu estou beirando os 30…


Sábado, 8 de maio – Hoje, mal acordamos e vimos a terceira sessão de treinos livres com Vettel na ponta, McLarens andando forte, Massa na frente de Alonso e Schumacher na frente de Rosberg. Nada muito assustador. Ninguém pisou na cabeça ninguém, ainda. Mas quem teve a cabeça pisada foi a Virgin, Karun Chandhok e Vitaly Petrov, que receberam punição de cinco posições. O Indiano e o Russo, por troca de câmbio, e as Virgins por não comunicar a FIA a relação de marchas que seriam usadas durante a corrida.

A recolocação das posições do grid de largada ficou assim:

Parabéns pro Rubinho, que conseguiu ficar à frente dos carros da Lotus, da Virgin e da Hispania… E a Virgin tomar punição não faz diferença nenhuma, porque eles já iam largar lá atrás mesmo… E após ouvir o depoimento do Rubinho sobre o tráfego na classificação, especialmente em Mônaco, tenho algo a dizer: esqueçam o que eu falei sobre a pré-classificação…

Quando a FIAdaputa aprovou as equipes novas, deveria ver se elas teriam condições de competir nesta temporada… Se não, deveria garantir que estas equipes não ficassem tão distantes do resto do grid, permitindo que estas pudessem testar um pouco mais seus carros, com apoio da FIA ou do próprio Titio Bernie… Porque essas equipes entraram achando que haveria o limite de orçamento de 40 milhões de libras…

Como o limite foi abortado, alguém teria que dar esse apoio às equipes novatas… Mas não… “Olha, faz o seguinte, vocês participem dessa merda e fodam-se… Desde que o grid tenha 26 carros como eu quero, tá ótimo…” O show tem que andar, etc, etc…

Cada regra nova que a FIAdaputa solta é feita sem o menor conhecimento do que vai acontecer… Quem liberou a entrada da Lotus, Virgin e Hispania, que não podem testar seus carros e, com isso, diminuir a diferença pros carros da frente, não pensou na merda que isso pode dar, por exemplo, em Mônaco… Imaginem o Alonso tentando marcar uma volta rápida preso atrás do Chandhok… Nas outras pistas do calendário, até mesmo as de rua, como Melbourne,  Montréal, Valência e Singapura, ainda tem pra onde fugir… Mas Mônaco, como diria o Nelsão, é confortável como andar de bicicleta dentro de um apartamento…

É o que eu sempre falo: antes de fazer uma regra, os pilotos e equipes deveriam ser consultados antes… Porque são eles que vão cair na porrada na pista…

– Sobre o Rubinho, eu tenho algo a declarar: Que tipo de imaginação fértil aquela criatura tem pra dar desculpa esfarrapada? Já ouvi falar de mal entendido em rádio, do engenheiro não conseguir entender o que o piloto disse, ou achar que entendeu uma coisa e na verdade era outra, e isso causar uma confusão. Um inglês ruim (coisa que não tem na F1), um ouvido ruim pro inglês (coisa que também não tem na F1). Agora, “me desconcentrou”? Ah, Rubens, passa no Alguersuari, pede um CD emprestado e coloca no seu rádio. Pelo menos o tunks-tunks te anima.

– Só para registrar: o povo da F-Slow (Entrulli, Kova-rasa, Clock, Digrátis, Marcius Melhem e Senninha) andou só 1 segundo mais rápido que os pilotos da GP2. Sim, da GP2, porra!!… Os “babys” da divisão de base, cheirando a leite, com configurações aerodinâmicas teoricamente piores e com orçamento muito mais limitado, estão quase no mesmo nível das carroças de Lotus, Virgin e Hispania!! Pra merda ficar completa: o amadorismo da GP2 é tão grande que na corrida de sábado, eu vi na transmissão do SporTV um mecânico nos pits com um capacete DE CICLISMO… É sério!!!

E sobre os touros vermelhos, não há o que se dizer… Adivinha quem vai dominar essa temporada… Sobre a Ferrari, no entanto, há algo a dizer… Ou melhor, a mostrar… O tal do duto de ar… Vejão…

Suicida? Nada, impressão sua…


Domingo, 9 de maio – Aviso aos navegantes: eu só vi a corrida a partir da 30ª volta… O que, em Barcelona, não quer dizer muita coisa, porque as corridas começam como terminam, salvo uma ou outra raríssima exceção… Vejam, o Webber largou na pole e praticamente sumiu na transmissão… Só apareceu de novo quando estava contornando a última curva pra receber a bandeirada…

Tá aí uma corrida que eu não ia sentir a menor falta se fosse limada do calendário… Sério… Ninguém passa ninguém, anda todo mundo igual o tempo todo… E não é Mônaco, que tem uma pista estreita o suficiente para que mal caibam dois carros lado a lado… Estamos falando de uma pista larga com amplas áreas de escape… E NINGUÉM PASSA NINGUÉM!! PORRA!!

E o Choronso mostrou que nasceu virado pra Lua… O cara larga em quarto, em quarto termina… Mentira, chegou em segundo, herdando um erro do Vettel e o Hamilton furando um pneu a duas voltas do fim da corrida… Em homenagem ao espanhol chorão, segue um vídeo dele que a Bianca viu e ficou toda em polvorosa…

– Tsc, Tsc, Tsc, como não ficar maluca com isso! E não é porque sou #MariaPaddock. Ou é? Mas maluca mesmo, fiquei (aliás, ficamos, e acho que até os homens) com o corte de cabelo de Vettel. Não por estar bonito, mas porque estava HORRENDO! Só me lembrava o cabelo do chefe de João Paulo de Oliveira, – não me perguntem o nome dele – piloto da SuperGT, no Japão. Todas as fotos onde ele aparece, estão no meu computador com o nome de ‘cabelo feio do carai’…

Um exemplo a seguir e um exemplo a não seguir
Um exemplo a seguir e um exemplo a não seguir

Se nos treinos, Barrica foi um asco, sem conseguir passar do Q3, na corrida, ele deu show logo de cara. Largando em 17º, passou pra 12º já pra começar. Terminou na zona de pontuação mostrando que, ao contrário do Massa, ele não se incomoda de levar porrada na cabeça.

Como disseram por ai: "Agora se vingaram do Massa..."
Como disseram por aí: "Agora se vingaram do Massa..."

Mas, show, show mesmo, daqueles de dar inveja a qualquer Beyoncé, foi do pelo, pelo, pelo… SCHUMACHER. Foi coisa pra gritar EO, EO, O ALEMÃO VOLTOU, em alto e bom som. Agora, vejam bem: Nessas férias da F1, foi feito um carro novo, do jeito que o Dick quis. Isso mostra que ninguém esperou o cara “molhar o bico”, como se diz a história. Agora, a pergunta não mais será “Ele voltará a vencer?” será “Quando ele voltará a vencer?” e, ninguém pode negar que agora está faltando pouco.

Na China e na Espanha. Sim, a mesma cara de bicha

Pra você que não sabe, pra você que fica esperando o Globo Rural terminar pra ver a F1, muitas televisões no mundo começam a transmissão muito antes da corrida começar. Uma delas, e a que eu acompanho sempre, é a Tv espanhola. Sempre tem umas coisas bem engraçadas, como um joguinho de perguntas e respostas, entrevista com os pilotos, principalmente Alguersuari, de la Rosa e Alonso. Hoje, o chupetinha Alguém-Soares deu uma volta imaginária no circuito. Ele conseguiu imaginar tudo corretamente, dando as curvas no momento certo. O que devia estar passando pela cabeça do menino é o quanto ele conseguiria fazer na pista verdadeira, logo em casa, onde pressão e motivação andam coladas. Por muitas vezes, durante a corrida, ele ligou o turbo, fez voltas velozes. No geral, ele terminou na zona de pontuação, mostrando que apesar de ter largado a chupeta há pouco tempo, quando crescer, pode dar trabalho a muita gente.

Jaiminho, usando toda sua imaginação de criONÇA.
Jaiminho, usando toda sua imaginação de criONÇA.

Sorte igual (nem talento), não teve o Buemi. Que abandonou na volta 42. Nem o outro espanhol do grid, de la Rosa, que fez sua primeira corrida em casa desde 2002, chorou as mágoas de ter abandonado cedo a corrida. E sabe de quem foi a culpa? Do Buemi, que bateu na traseira do piloto. “Dizer que estou decepcionado é eufemismo. Foi um incidente de corrida, mas ele veio no pior momento. O carro estava funcionando muito bem, eu estava ansioso, tínhamos fãs”.

É, de la Rosa só completou uma corrida até agora, por azar ou não, e hoje era a chance de se redimir com a torcida, que ainda acredita muito nele, pelo menos pela Espanha. E nada disso aconteceu…

Sorte diferente teve Alonso. Aliás, sorte muito diferente teve Alonso. Como meu chefe já disse, e como meu irmão gritou no meu ouvido na hora da bandeirada: “Caiu no colo”.

A mesma coisa, a gente não pode dizer de Webber, que fez a pole, uma largada limpa e uma corrida lambida. Tudo dentro da normalidade, como é de costume em Barcelona, ele liderou, de ponta a ponta, e colocou no bolso esse GP.

E o Grande Prêmio da Espanha terminou assim:

E depois dessa zona toda, é hora de conferir a classificação do campeonato… Lembrem-se, para ver a classificação completa, é só clicar na imagem…

IPC: O Glock aparece “subindo de posição” em último porque ele não estava classificado no Mundial até antes da última corrida… Ele “subiu” de “não classificado” pra 24º… Que ascenção foda, não?

– Peraí… Só EU reparei que o Digrátis ficou UMA VOLTA atrás do próprio companheiro, que dirige uma carroça tão ruim quanto a dele?
.

E esse especial volta na próxima semana, com o Grande Prêmio de Mônaco… Mas antes, temos que divulgar a novíssima versão da planilha do Maurilyn – de blog “novo” – com nosso toque de nerdice… Baixa aí, tio!! E provavelmente teremos uma edição maior na corrida do Principado porque as atividades começam na quinta e, assim como os pilotos, nós provavelmente vamos tirar a sexta pra escrever merda…

Ah, sim… Vamos  ver como vai ser a classificação lá… Será que a FIAdaputa vai ter alguma ideota que preste?

– Eu tive uma, mas o Erick me ameaçou de morte matada por Janái Himura não achou legal… Quem sabe se eu chamar a adEvogada deste site, ele pelo menos experimente a ideia em Mônaco?
.
– Beleza… Mas só no dia em que o pai dos seus filhos der a bunda, sim?
– Não, obrigado… A promotoria encerra o pedido. (Por enquanto…)



Comments

comments

Comments (8)

  1. Se Espanha ja foi assim, imagina Hungria… Pqp…
    Em Monaco eu to apostando em algum acidente sério causado pela F-Slow… Anotem aí…

  2. A F-Procissão hoje não teve ajuda da chuva… Concordo com Erick: Barcelona não faz falta nenhuma no calendário.
    Sobre os dutos de ar F-Y-X eles já estão banidos pra 2011, assim o Alonso pode se concentrar apenas em guiar o cavalo rampante aushsauh

  3. Concordo com o povo aí… Barcelona não tem graça nem no videogame, porra! Só se passa alguém se esse alguém DORMIR no volante de tanta monotonia. Fazer falta não faz, mas a grana que Santander e Telefónica põem no rabo do Tio Bernie faz a corrida da Catalunha ser intocável, talvez mais até do que Monza.
    Com F-Slow liberada, Mônaco vai dar merda, anotem… Se não for no treino, na corrida o Alonso vai porrar um Chandhok da vida na primeira curva mais filhadaputa que aparecer na frente. Ou dividem em “1ª divisão + 2ª divisão e meia” e “meia Série B + F-Slow” ou o treino vai ter um Hamilton em 19º atrapalhado por Virgin, um Schumacher quebrando aerofólio traseiro de Hispania, e por aí vai. Aposto que os fracotes vão fazer fila pra sair faltando 10 minutos pro sinal verde. E quem não “madrugar” na fila, vai tomar no toba.

  4. Eu estou falando de Monaco, desde o inicio da temporada! E agora começou o choro coletivo.
    Se Barcelona foi procissão.. Monaco será fila indiana! rs

    Eu esperava que em Monaco, eu iria ganhar meus dois pacotinhos de figurinhas da copa… mas pelo andar da carruagem (virgin)… melhor nem relembrar. rs
    Fettel, não era assim. Fettel!
    Pelo menos deu uma tosada que logo, logo não iria enxegar nada… e o peso extra estava atrapalhando.

    Me amarro na TV espanhola!

    O DiGrassi, pq ao inves da F-Slow, vc não sugere o Grid invertido? hein hein

    eu tinha mais coisa para comentar, mas eu não lembro. sorte a de vcs!
    To vendo que vou precisar fazer a dança da chuva nos domingos de manha…

    Ahhh lembrei: Pq a RedBull lidera treino, ganha provas e Mundial de construtores, nada?
    Vamos vender energético negada, para ter corrida de avião, todo ano no rio!

  5. Bianca vc é um gênio! haha não deixe de escrever, ficou muito bom!
    Concordo com você que essa corrida tinha que ser limada do calendário, pense eu, de ressaca, assistindo esse GP interessantíssimo, dormi e acordei no podium….só perguntei para o meu pai ‘o que aconteceu com o Hamilton?’
    É, que venha Mônaco, acho que nessa eu não durmo! 😉

  6. Opa…

    Olha só os caras fizeram outra boa alteração e nem me avisaram… rsss… acabou ficando duas versões diferentes porque eu resolvi colocar em negrito os pilotos ainda ativos na pagina de recordes…

    E a propósito, minhas figurinhas ainda não chegaram… #mimimi

    Beijos e abraços

  7. Medo de Mônaco é geral… Eu já até pensei no grid invertido, mas aí viria muita gente fazer chororô pela “segurança”. Já pensaram como seria? Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes no Q1, as médias se matam pra cair no Q2 e a F-Slow dá mais voltas e deixa as carroças menos lentas. E funcionaria muito melhor se combinado com o fim da bandeira azul…
    Maurilyn, por coincidência fiz o pedido hoje à Panini. Com sorte, talvez suas figurinhas cheguem ainda nessa semana. #tomara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.