a.k.a.一輝!! – Edição 1503

Típico verão carioca...
Típico verão carioca...
...às vezes, isso só não basta...
...às vezes, isso só não basta...

Aviso aos visitantes

Esta edição será sobre Fórmula 1 a nível nerd extremo… Se você não se enquadra neste nível, espere as próximas edições… Dito isso, que não me venha nenhum filho da puta pra reclamar que eu não avisei…


ada vez que eu vejo uma mudança tosca na Fórmula 1, seja no regulamento ou na modificação/inclusão de uma nova pista altamente fedorenta, a primeira coisa que eu penso: “ainda bem que meu pai não viveu pra ver isso”… A Fórmula 1 de hoje está cada vez mais cheia de viadagens a nível extremo…

– Imagina se o Ralf estivesse correndo…
– Faça melhor: junte na mesma equipe Ralf Schumacher, Nico Rosberg e Jacques Villeneuve…
– Fácil… Junta os três e cria a Toro Rosa
– “A-DOOOOO-ROOOOOOO!!”…

Sakhir - Bahrein
Sakhir - Bahrein

E não é só por causa da tal regrinha que criaram de que quem participar da Q3 tem que largar com o mesmo pneu que usar na classificação… Foi a notícia de que os organizadores do GP do Bahrein anunciaram que a corrida deste ano será realizada com um novo traçado, usando uma parte do anel externo da pista e voltando um pouco depois deste mesmo ponto, aumentando a extensão de 5,4km para 6,3km… Tá boiando? Não tem problema, a gente desenha…

O argumento usado pra isso: grid maior do que no ano passado… O mesmo argumento IMBECIL que fez com que a FIAdaputa mudasse o sistema de pontos…

Então, usando da lógica imbecil deles, por que nos anos 80 e 90, quando eram cerca de 35 carros disputando 26 posições no grid, apenas os seis primeiros pontuavam?

Hockenheim - Alemanha
Hockenheim - Alemanha

E outra: pra isso, pode aumentar a pista… Mas o mesmo não se aplicou, por exemplo, a Hockenheim… Os mais velhos devem se lembrar daquela pista na Alemanha que passava pelo meio de uma floresta… Pois é, hoje a pista de lá é fedorenta, tem 4,6km como a grande maioria das pistas projetadas pelo Hermann Tilke… Hoje em dia não há nem sombra do que era a pista antiga de 6,8km..

Motivo argumentado: a parte da floresta reduzia a eficiência da telemetria e os longos trechos de aceleração forçavam os carros… Tudo em nome da modernidade… Graças à ela, vemos corridas em suntuosos autódromos cheios de parafernálias tecnológicas, amplas áreas de escape, boxes ultra modernos… Mas as corridas realizadas lá são um pé no saco…

Lembram da última corrida do ano passado em Abu Dhabi? Pois é… A pista luxuosa, a corrida acontece com o pôr do sol, de noite o hotel acende as luzes coloridas e elas mudam de cor, que máximo… E A PORRA DA CORRIDA?! Um purgante!! Tal como eu já havia adiantado na Edição 1433, publicada duas semanas antes da corrida em questão…

Pois bem… No auge da nerdice, eu resolvi fazer um apanhado de várias pistas da história mais ou menos recente da Fórmula 1 que tiveram mudanças no percurso… Senta que lá vem história…

Dijon-Prenois - França
Dijon-Prenois

Começamos bem… Dijon-Prenois sediou o GP da França por cinco vezes entre 1974 e 1984 (em 82, foi sede do GP da Suíça…) e era “curta demais” pra Fórmula 1 da época, crescendo bastante… em 74, as voltas chegavam a girar abaixo de um minuto e havia um problema de tráfego… A solução foi estender a pista, de 3289m para 3801m (+512m)… Se funcionou, eu não sei… Mesmo porque quando a Fórmula 1 esteve em Dijon-Prenois pela última vez, eu tinha pouco mais de um ano de idade…

Nürburgring
Nürburgring

Hockenheim não foi o único circuito “assassinado em nome da modernidade”, vários autódromos clássicos tiveram o mesmo “fim”… Três exemplos clássicos: Nürburgring, Spa-Francorchamps e Interlagos… Nürburgring, conhecido como “inferno verde”, tinha tão somente 22,8km de extensão e 160 curvas… Manter uma belezura dessas dentro dos padrões da FIA nos anos 80 já era inviável… Reza a lenda que eles estabeleceram um “padrão máximo” de 7km pras pistas novas… Com isso, o Inferno Verde estava extinto… Pelo menos pra Fórmula 1, porque a pista de 22km ainda é usada para corridas de longa duração, como as 24 horas de Nürburgring…

Nürburgring
Nürburgring

A pista nova tinha 4,5km de extensão… TINHA, porque o Sr. Tilke resolveu dar uma canetada nessa também… A primeira curva acabou virando uma volta em torno dela… A pista passou de 4,5km para 5,1km… Pra que fizeram essa voltinha a mais? Pois é, ainda estou tentando descobrir…

Spa-Francorchamps
Spa-Francorchamps

Seguindo a mesma linha de Nürburgring, temos Spa-Francorchamps, não tão grande quanto a pista alemã, mas tão majestosa quanto… A pista original tinha 14,1km de extensão e foi dilapidada por razões similares às de Nürburgring… A diferença é que uma boa parte da pista original foi mantida, preservando parte da essência desta…

Spa-Francorchamps
Spa-Francorchamps

A pista nova, medindo 6,9km, teve algumas pequenas alterações desde então… A mais recente delas foi a recriação da última curva, a Bus Stop, o que permitiu estender a reta dos boxes e anular um velho problema: quem largasse a partir da quinta fila, largava no meio da curva… A sétima fila já não via o sinal da largada…

Interlagos
Interlagos

E vocês sabiam que Interlagos já teve uma pista de 8km? Pois foi para se adequar aos tais padrões da FIA citados anteriormente que, em 1989, foi feita a reforma que a tornou como ela é hoje, com 4,3km… Uma curiosidade que talvez vocês saibam: o S do Senna tem esse nome porque foi ideia do próprio Ayrton Senna, quando ele esteve numa das vistorias da FIA para bolar o novo traçado… Isso muito antes dele bolar a marca Senna, cujo logo é inspirado no S do Senna…

Kyalami
Kyalami

Falando em revivais, temos Kyalami, que sediou o GP da África do Sul entre 1967 e 1985, e em 1992 e 93… Na primeira fase do circuito, a pista tinha 4,1km… Quando voltou a sediar a Fórmula 1, a pista foi modificada, usando apenas a parte sul da pista antiga… A empresa que geria o autódromo faliu e a Fórmula 1 nunca mais esteve lá, apesar de que a pista ainda existe, sendo usada para categorias locais e para a A1GP…

Cidade do México
Cidade do México

Diretamente da terra do Chapolin Colorado, o Autódromo Hermanos Rodríguez, palgo do GP do México entre 1963 e 1970 e também entre 1986 e 1992… Foi um dos raros casos em que as versões antiga e nova não fazem diferença, porque ambas mantiveram a poderosa Curva Peraltada

Fuji Speedway
Fuji Speedway

Outro revival bem recente foi o circuito do Monte Fuji, no Japão… A primeira curva da pista original, usada nos anos 60, tinha uma inclinação de 30°… A pista foi redesenhada por Hermann Tilke (sempre ele…) e ganhou um traçado mais “moderninho”, cheio de viadagem… (como toda obra dele…)

Österreichring
Österreichring

Österreichring sediou o GP da Áustria entre 1970 e 1987 e media 5,9km de extensão… Mesmo com a adição de uma chicane na primeira curva por questões de segurança, a pista foi abandonada para a Fórmula 1 e só retornou porque, mais uma vez, Hermann Tilke meteu o bedelho onde não era chamado… A pista nova tinha 4,3km de extensão e ficou mundialmente conhecida pela corrida na qual o Rubinho teve que dar a vitória pro Schumacher na cara de pau…

Como eu mencionei a segurança agora, vem as pistas que tiveram mudanças por causa disso… Hockenheim é o primeiro exemplo… As chicanes foram instaladas ao longo da pista em decorrência dos acidentes que mataram Jim Clark (1968) e Patrick Depailler (1980)… Estas chicanes ainda foram modificadas com o tempo, principalmente após a morte de Ayrton Senna… Aliás, a morte de Senna não influenciou apenas estas mudanças…

Ímola
Ímola

A mais notória destas é justamente o circuito onde ele pereceu… A notória curva Tamburello, onde haviam se acidentado gravemente antes Nélson Piquet (1987) e Gerhard Berger (1989) virou um S… A curva onde morreu Roland Ratzenberger (a Villeneuve, que vem depois da Tamburello) também foi alterada… E naquele ano virou moda alterar circuito pra torná-lo mais lento, porém mais seguro… Spa-Francorchamps teve uma leve alteração na Eau Rouge, para diminuir a velocidade desta…

Estoril
Estoril

Estoril também foi modificada para aquele ano… Uma das curvas ganhou um hairpin e uma subida… Mais adiante, depois que a Fórmula 1 deixou Portugal, a pista foi reformada novamente, com alterações em duas curvas, provavelmente também por questões de segurança…

Jerez de la Frontera
Jerez de la Frontera

Ainda na Península Ibérica, o circuito de Jerez de la Frontera, sede do GP da Espanha entre 1986 e 1990… Quando a pista voltou a sediar a Fórmula 1, nova alteração de traçado e uma chicane adicionada, não apenas por consequência da morte de Senna, mas por conta de um terrível acidente com o norte-irlandês Martin Donnelly, que ficou paraplégico neste acidente…

Paul Ricard
Paul Ricard

Paul Ricard é outro clássico, tinha 5,8km de extensão, sendo 2km na mesma reta, a Mistral, seguida pela Signes, uma curva rápida à direita… Com o acidente que matou o italiano Elio de Angelis, a pista usada pra corrida foi cortada no meio… Sediou o GP da França pela última vez em 1990, mas ainda é usada para testes… E o melhor: no melhor de sua forma, com a Mistral e seus 2km!!

Monza
Monza

Monza era tão violenta como Hockenheim… Para dar uma aliviada nela, curvas rápidas viraram chicanes… E uma coisa que vocês provavelmente não sabem: em 1955, 56, 60 e 61 foi usada uma versão da pista que dava uma volta no misto e uma no oval… Sim, Monza tinha um oval… E o oval dela botava esses ovais da Nascar no chinelo… Pra conhecer mais sobre o oval de Monza, recomendo este link

Mônaco
Mônaco

Mônaco é um caso à parte… Por ser montada nas ruas do principado, quase todo ano são feitas revisões no traçado visando aumentar a segurança… Vale lembrar que espaço lá é o que menos tem… A mais notória delas foi o aterramento na parte da Piscina, alargando um pouco a pista e criando espaço para a construção dos boxes…

Montreal
Montreal

No entanto, algumas mudanças não deram em nada… Os motivos são os mais curiosos… Tentativa de melhoria, mais segurança, etc… São raríssimos os casos em que a pista muda, muda e continua boa… Já citei México… Cito Montreal… A pista canadense mudou um bocado ao longo dos anos, mas continua a mesma coisa: uma pista boa de andar… Diga-se, é a pista preferida do Victor…

Suzuka
Suzuka

Outra que mudou sem mudar e continuou boa: Suzuka… Enquanto sede do GP do Japão, apenas uma grande alteração no traçado: a última chicane, recuada um bocado, mas sem alterar no resto do conjunto… É outra pista que muda, continua a mesma coisa e ainda continua sendo boa… Agora o resto…

Phoenix
Phoenix

A penúltima versão do GP dos Zéua aconteceu nas ruas do centro de Phoenix… Algo parecido com o que a Fórmula Indy vai fazer em São Paulo… Essa pista é velha conhecida do pessoal que jogou Grand Prix 1… (por acaso, era a minha favorita…) As duas versões da pista eram parecidas: apertadas, sem muita área de escape e cheias de curvas de 90°… Reza a lenda que a corrida de 91 teve menos público que um evento de avestruzes na cidade…

Magny-Cours
Magny-Cours

Depois de ser sediada por anos em Paul Ricard, o GP da França foi para Magny Cours… Esta aí era um petardo… Localizado no meio do nada, sem pontos de ultrapassagem… Em 2003, houve uma tentativa de melhorar a pista, alterando algumas curvas… A emenda saiu pior que o soneto, na minha opinião…

Barcelona
Barcelona

Essa é clássica… O Circuito da Catalunha sedia o GP da Espanha desde 1991… É conhecida por sediar corridas chatas e desprovidas de ultrapassagem, bem ao gosto da Santíssima Trindade da Fórmula 1… (Max, Bernie e Tilke…) As duas mudanças feitas em 2003 e 2007 se mostraram um tiro no pé, pois se a intenção era facilitar as ultrapassagens, eles falharam miseravelmente…

Silverstone
Silverstone - Inglaterra

O melhor eu deixei pro final… Silverstone, palco da primeira corrida da história da Fórmula 1… Localizada num antigo hangar usado na Segunda Guerra (as pistas de pouso e decolagem ainda estão lá…), Silverstone é, provavelmente a pista que teve o maior número de alterações no traçado…

Os motivos foram todos possíveis… Modernização, segurança e outros mais… Também foi vítima da neura de 94, quando pistas eram alteradas temporariamente para reduzir a velocidade dos carros… Mudou drasticamente nos anos 90 e, quando eu penso que já estou me acostumando com o layout novo, os organizadores inventam um possível novo traçado para 2010… (assinalado em vermelho no mapa ao lado…)

Sinceramente, eu sou muito conservador em determinados aspectos… Sou totalmente contra a descaracterização das pistas antigas e, principalmente, tenho um ódio mortal da pistas novas surgidas nos locais mais inóspitos possíveis, mais principalmente ainda as que são assassinadas por Hermann Tilke… De todas as criações dele, a única que se salvou (e ainda assim, depois de ter ficado de recuperação) foi Istanbul… O resto é isso aí que temos visto…

Ah, sim… Quase que ia me esquecendo de Donington… A tentativa de levar o GP da Inglaterra pra lá seria numa pista bem similar à Nürburgring atual: uma volta em torno de uma das curvas… Essa é #EPICFAIL, porque além do fato de que a pista seria uma bosta sem limites, o grupo responsável por esta empreitada não conseguiu levantar fundos pra essa empreitada e o projeto foi abortado…

Definitivamente, a Fórmula 1 deste mundo só faz piorar… Que inveja tenho do meu pai numa hora dessas…

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