Oláááá, cabeçudos e cabeçudas… Tirando as teias de aranha, EU VOLTEI!! Pra se ter uma ideia da minha ausência, na última vez que eu havia colocado merda postado no a.k.a.一輝!!…
- O Flamengo era só pentacampeão brasileiro…
- Eu estava desempregado (sim, eu não sou mais vagabundo desocupado!!)…
- O Lombardi, o Alborghetti, a Leila Lopes e a Brittany Murphy eram vivos…
- O Celso Pitta e o Herbert Richers também!! (Erick editando…)
- O Fluminense só havia levado UMA enrabada da LDU… (Rá!!)
- O Vasco estava na segunda divisão… (Rááá!!)
- O Barcelona NUNCA havia sido campeão mundial… (bem lembrado, Erick…)
- O Rubinho ainda não tinha sido vice para o Jenson Button…
- Os brasileiros Lucas Di Grassi e Bruno Senna ainda não eram pilotos de Fórmula 1…
- Eu ainda tinha 21 anos…
- O Ratinho Zelaya ainda não era um folgado hóspede na embaixada brasileira em Honduras…
- Eu ainda não conhecia a @kareninariehl pessoalmente… (bons tempos!! :D)
- A Lei Antifumo ainda não tinha entrado em vigor no Rio… (tá valendo, mas NINGUÉM cumpre…)
Bom, o que interessa é que hoje eu vou adubar este antro com um texto que me deu a vaga de assistente de mídias sociais da Ideia S/A (tudo a ver com este IDEOTA aqui, né?). Aliás, pra quem quiser conhecer um pouco mais da agência ou quiser deixar o currículo, dá aquela “followada” bonita no @ideiasa. #merchan
A Lei da Selva 2.0
Entrar nas mídias sociais era opção: hoje é obrigação. Qual é a sua arroba?
Talvez em 2006 você nunca tenha ouvido falar em mídias sociais, ou social media. Dificilmente nunca tenha ouvido falar em uma hoje. Em três anos, o mundo evoluiu muito mais do que nos últimos 300: falamos em tempo real com amigos no Japão, consultamos o mapa daquela viagem – inclusive com o transporte coletivo a ser usado para chegar lá – pagamos contas, compramos comida pela internet e até o seu próximo emprego pode estar a um clique. Com a difusão da informática e da internet, quem hoje não tem um perfil no Orkut? Ou ainda que não tenha repassado um e-mail com aquelas correntes que supostamente dariam alguns centavos a alguma criança malaia com disfunção cardíaca congênita psicológica? Atire o primeiro emoticon quem nunca entrou no MSN!
Pois é, a lei da selva chegou aos mouses sem fio e monitores de LCD de nossas casas. Ou lan houses. O crescimento exponencial dos estabelecimentos que alugam computadores em troca de quantias módicas assusta, não só pela voracidade em que acontece, mas pela quantidade de serviços oferecidos. Você com certeza conhece mais lan houses do que hospitais, escolas, museus… E nesses tempos em que o consumidor está em qualquer lugar, a qualquer hora, procurando as suas ideias, ignorar as reclamações dele é quase como dizer: “vai e compra no meu concorrente ali da esquina”.
Não dá mais pra não entrar nas mídias sociais. Entre agências de sapos, leões e abelhas, algumas se especializaram no chamado marketing de guerrilha, tão agressivo e invasivo quanto o próprio nome diz. Hoje em dia, uma das frases que mais se ouve entre os aficionados por redes sociais é “qual é a sua arroba?” A explicação é simples: os usuários do Twitter são identificados pelo apelido precedido do sinal gráfico. Ou seja: você pode ser simplesmente @fulanodetal. Ou, se tiver um tempinho disponível, pode bancar @OCriador e brincar um pouco de ser Deus. Mas e a sua empresa? Alguns cases só comprovam a decadência de certas marcas: a Lojas Cem é a única das grandes redes do varejo brasileiro que nem perfil no microblog do passarinho azul tem. A empresa tem lojas no Rio, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, mas ignora o resto do mundo ao não oferecer comércio pela internet, nem um telefone como SAC.
Vale lembrar que a americana Dell faturou entre 2007 e 2009 mais de US$ 2 milhões (mais de R$ 3,5 milhões) só com o Twitter. Tudo bem, o que é 1 milhão de dólares por ano para a gigante dos computadores? Pouco. Mas a sua empresa pode faturar ótimas quantias estabelecendo as estratégias certas de cativar um consumidor cada vez mais exigente. Basta um fio de cabelo mal penteado no seu comercial para que 2 mil geeks digam que a sua empresa deu um “#fail”. E aquele barraco que você armou na porta da casa do seu ex-namorado pode ser um dos vídeos mais acessados no mundo em poucas horas. E aí? Como você interage com o seu cliente? Será que o valoriza da forma certa? Me manda um toque no @vinnysacramento. E não se esqueça: em 140 caracteres, tudo pode mudar.
Vinícius Sacramento é jornalista, analista de mídias sociais, tem cadastro em mais de 20 sites de relacionamento e até conheceu a noiva em uma rede social.
BONS TEMPOS ?
VOU CHAMAR DONA HIMURA PARA DAR CABO DE VC HEINS .
rá !