Edição 1825 – Guerra Santa a caminho?

essoas, eu estive meio afastado deste site porque eu estou colorindo os pedaços do banner que o Guilherme me mandou… (spoiler: a Lori está cada cada vez mais gostosa a cada nova versão…) Mas eu estou atento ao que acontece por aqui e à nossa volta…

Então, o que ocorre? Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal reconheceu, por unanimidade, as uniões estáveis entre casais homossexuais… Obviamente, o Sr. 02 deu um pitaco sobre isso lá no site da Nerdeliciouss… Então façamos o mesmo esquema de sempre de você ir lá ver o que ele escreveu e depois voltar pra cá…

Pois bem, hoje cedo, pingou um comentário do Ceguinho sobre o assunto… Ele faz parte do elenco do site e, considerando a polêmica que isso pode render, eu não tenho outra escolha senão publicar este comentário aqui… Segue:

Para Vinicius Sacramento … Vi seu comentario no site http://nerdeliciouss.com e vi que vc gosta de ameaçar as pessoas que dizem contra o homossexualismo e dizer que tem o IP da pessoa… vc se diz cristão e bom leitor da bíblia e diz que em lugar algum da bíblia tem escrito que uma pessoa cristã não possa ser homossexual então eu te digo leia romanos 1 . E veja com seus próprios olhos? Vc se diz cristão então concorde e obedeça a Deus e seus valores. Não tenho nada e amo todo o tipo de pessoas inclusive homossexuais até trabalhei com eles e nunca os discriminei agora nunca podem tentar calar a voz de quem crer no que a bíblia diz. Isso é liberdade de expressão. Volto a dizer o que eu luto é apenas pelo direito de podermos falar contra, todos tem sua opinião. Se contra ou favor temos que opinar, eu tenho direito de dizer para o meu filho que ser homossexual é contra os preceitos de Deus. Querido não ameace as pessoas se vc é cristão como diz vc deve saber que Deus condena quem entra em litígio contra o outro . Ame as pessoas e as respeite e outra não chame um homem de Deus como o Silas Malafaia de salafrário vc não está fazendo o que Jesus ensinou , ou seja , amar, mas amar tb não fazer o que quiser , amar à Deus é antes de tudo obedecê-lo.

OK, crianças… Obrigado pela situação delicada em que vocês me colocaram, viu…

Pra quem não sabe, o Ceguinho, ou melhor, Sérgio Avellar Jr., frequenta uma igreja evangélica… UMA porque existem tantas por aí que eu me confundo… Tem a Universal, a da Graça de Deus, a do Malafaia, aquela que tem cara de leão e muitas outras, quase sempre dissidentes de outras maiores…

E, como todo bom evangélico, ele segue os preceitos de Deus que são relatados na Bíblia… Tipo, é a fé dele, isso é algo que eu não tenho o direito de contestar… Da mesma forma que eu não tenho direito de contestá-lo por ser vascaíno, por exemplo… Ou por ele gostar de mulheres, por exemplo… Isso vai do gosto de cada um de nós… Ele tem as preferências dele e eu tenho as minhas… Se algumas delas não casam, nada posso fazer, a não ser respeitar…

O que ocorre é que caímos numa questão que consegue ser mais polêmica que mamilos… A intolerância que há por conta das diferenças, sejam elas religiosas, étnicas, sexuais ou até mesmo futebolísticas… Pessoas, prestem atenção nestas palavras: eu torço pro Flamengo, sou heterossexual e não sigo religião nenhuma… E eu declaro que NINGUÉM está autorizado a tentar me impor alguma mudança em qualquer destes itens acima citados, exceto eu mesmo…

Tira de Carlos Ruas - Um Sábado Qualquer (http://www.umsabadoqualquer.com)
Tira de Carlos Ruas - Um Sábado Qualquer (http://www.umsabadoqualquer.com)

É sério, eu não aguento quando acontece comigo algo parecido com o que a tira acima retrata… Se eu for usar a lógica que todas as religiões pregam, todos os seres viventes que caminham sobre a terra, sem exceção, estão condenados ao inferno… Não entendeu? OK, vamos supor que existam três religiões no mundo, a A, a B e a C… Se eu escolher a religião A, eu vou pro inferno porque não faço parte da B e da C; se eu escolher a B, vou pro inferno porque não faço parte de A e C; se eu escolher a C, vou pro inferno por que não escolhi A ou B… Simples assim… Agora tente encaixar isso num mundo que tem MILHARES de religiões diferentes, sem contar as variantes…

Eu, particularmente, acho certas questões religiosas muito babacas… A grande maioria delas se contradizem sobre Deus… (ou seja lá quem Ele for…) Novamente, abro o espaço pro grande Antônio Houaiss para esclarecer uma dúvida…

temer v. (sXIII) 1 t.d.t.i.int. e pron. sentir medo ou temor de; recear <tememos um temporal hoje> <é preciso t. do exército inimigo> <o bravo nunca teme> <soldado que da morte não se teme>  2 t.i. ter receios por; preocupar-se <temer pela saúde de um filho>  3 t.d. p.ext. dedicar profundo respeito e obediência a <temer as leis de Deus>  ¤ gram pode ser us. expletivamente como fórmula eufêmica para afirmar, negar, achar (p. ex.: temo que sim = sim; temo que não = não; temo que não venham = acho que não vêm) ¤ etim lat. timèo,és,ùi,ére ‘temer, recear etc.’ ¤ sin/var recear, respeitar, tremer; ver tb. sinonímia de achar e venerar ¤ ant afrontar, destemer ¤ hom tema (1ª3ªp.s.), temas (2ªp.s.) / tema (s.m.) e pl.

Ora, ainda que o terceiro significado de temer me sirva, eu observo a etimologia da palavra em questão… Se você teme a Deus, você tem medo dele… Mas como você pode ter medo de alguém que, segundo a própria religião difunde, é bom e ama a todos igualmente? E outra: se Deus ama a todos no mundo igualmente, por que existem pessoas miseráveis que nascem sem a menor chance de se manterem vivas, como o povo de países miseráveis como a Etiópia?

É como eu já disse por aqui, eu sou contra a homofobia, mas também sou contra a heterofobia… Eu sempre digo que o respeito é uma via de mão dupla… Se os religiosos não tem o direito de serem contra a homossexualidade, os homossexuais também não têm o direito de tentarem empurrar isso na gente goela abaixo… Eu sou hetero sim, não por que a Igreja mandou ou pra trollar os gays, mas porque eu gosto de mulheres… Porra, é simples!!

Tanto que o respeito é uma via de mão dupla que eu fiz questão de postar neste site uma opinião à qual eu sou contrário… Não vou com a cara de líderes de igrejas evangélicas que enriquecem às custas de pessoas que buscam uma salvação, mas têm que pagar 2000 lascas para poder comprar sua vaguinha no Reino dos Céus… É com esse dinheiro, de pessoas trabalhadoras e de boa fé e acreditam, sim, na palavra de Deus, que o Edir Macedo custeia tudo o que a Record passa e, por esse motivo, eu me recuso a dar audiência à esta emissora…

Mais duas tiras de Carlos Ruas...
Mais duas tiras de Carlos Ruas...

Antes de encerrar, apenas peço que leiam os dois primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

  1. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
  2. Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

Entende? É isso… Eu tenho as minhas escolhas e você tem as suas… Em vez de rivalizarmos por isso, que tal se nos respeitarmos mais? Ser diferente é normal, lembra?

E a polêmica não acabou… Aguardem a próxima edição…

UPDATE (10 de maio – 12:45) – Claro, o Vinícius respondeu o comentário do Ceguinho… Segue:

Grande Ceguinho, achei estranho você ter comentado um texto do Nerdeliciouss.com aqui e não lá, mas tudo bem. Eu odeio ter que comentar assuntos religiosos – pra mim, discussão de religião podia até dar cadeia, pra nego não se matar por aí – mas como cristão, você sabe bem que TODAS as religiões, especialmente o cristianismo, são extremamente preconceituosas com as minorias, e com os homossexuais não é diferente.

Quando $ilas Malafaia, o honesto homem que aceita “dízimo em cartões de crédito ou débito”, diz que só existe macho e fêmea, segrega pelo menos meio bilhão de pessoas (um Facebook, se preferir). E mesmo sendo cristão, não sou obrigado a concordar 100% com as passagens da Bíblia, como a que diz que “a mulher tem que servir seu homem”.

E bom, se você fala das regras do cristianismo, uma delas é “não julgueis para não serdes julgados”. #fikdik

Pronto, os dois lados deste debate já se manifestaram… Agora é a sua vez…

Comments

comments

Comments (16)

  1. Cristão = quem acredita que Jesus, foi realmente o Cristo.
    Aquele pelo qual D’us se fez homem e veio a Terra para redimir os homens do seus pecados e salva-lós.
    Alterando o tempo da Lei (antigo testamento) para o tempo da Graça (novo testamento).

    Existem até os judeus cristãos.

    Claro que o Brasil é um país 90% cristão e discussão fica voltada para as “regras” dessa religião e suas derivadas.

    Mas uma coisa que as pessoas esquecem de comentar é que não é porque a união homoafetiva foi reconhecida no Brasil que teremos homens vestidos de noiva entrando pela igreja .

    O Silas Malafaia diz macho e femea, como cientificamente quando nasce a criança o médico diz é Menino ou Menina.
    Como muitos discutem e alguns chamam de doença, eu chamo de orientação sexual: heterosexual e homosexual, independente do sexo da pessoa.

    Eu como evangélico acho isso bobeira, tenho amigos homosexuais e vou educar meus filhos com os preceitos que fui educado, respeitar e amar a D’us e tentar ensinar a ele que tenha a cabeça aberta e respeite a opinião das pessoas sem PRE-conceitos, essa foi a educação que recebi na Escola Bíblica Dominical.

    Eu particularmente detesto ver piadinhas relacionando evangélicos a dinheiro.
    Como acredito que muitos católicos se ofendam a ver piadinhas de padres com criançinhas.
    Sorte que não estamos na Irlanda (ainda).

    Mas é cultural do brasileiro, generalizar pela minoria.
    Apontar, Rir, Debochar…. vide quando cai a bandeja do garçom em um restaurante… sempre tem um babaca para gritar: “caiu um lenço.” ou “ihhhhhh”….
    Ninguém se interessa em saber se o rapaz se machucou.

    “Furar Fila na minha frente não pode, mas atrás pode.
    “Ou se sou eu que estou furando eu posso, eu nunca faço isso mesmo.”

    “Jogar lixo na rua…. claro… não é de ninguém.”
    “Quebrar cadeira em estádio municipal….. não é meu.. eu to puto.. então foda-se.”

    Essa educação imperial que é a merda desse país, e por causa disso políticos sentam na cabeça do povo e fazem o que ELES querem e não o que o povo precisa.

    A Bíblia diz que o homem deve analisar a si mesmo, antes de fazer qualquer outra coisa.
    Parei de pregar, tento apenas esclarecer as dúvidas que algumas pessoas tem com o pouco conhecimento que tenho.
    Vivo a minha vida, com minhas crenças… me ofendo com coisas relacionadas a estupidez humana.

    Espero que daqui a 200 anos, se o mundo sobreviver ao meu aniversário e ao fim do mundo maia em 2012, ou ao fim do mundo em 2016 pela seita do Espatacossauro de Minas.
    A educação e cultura do brasileiro tenha mudado um pouco, e pense no bem comum.
    Eu acredito que o melhor para todos é o melhor para mim.

    Tbm espero que não me julgem pretendo permanecer e morrer: Branco, Homem e Hetero.

  2. Eu sempre digo, eu poderia ter nascido em outro estado, não seria carioca, eu outro país não seria brasileiro,
    poderia ter outra religião.
    Mas indubitavelmente seria Alvinegro…

    FOOOOOOOOOOOOOOGOOOOOO!

  3. É o seguinte Erick todas essas suas perguntas que vc relatou como : pq existem miseráveis no mundo tem respostas : Por causa do pecado do homem, Deus odeia o pecado pecado é contrariar o preceitos de Deus e Deus os entrega as suass vontades e aí dá no que dá , mas não vou aqui me prender em explicar pois é um assunto enorme. O que realmente não gostei foi do fato de agora não se poder nem mais se dar opinião que já ameaçam, q isso ! É uma vergonha ! pessoas chamam evangélicos de bitolados e malucos , ladrões eninguém fala nada, não é so evangélico não , as pessoas zoam tudo e todos: espiritas, deficientes, negros, mulheres , mas gay não se pode mas falar. O problemas meu amigo é que temos que expressar opinião sim. E a minha é a opinião da bíblia ( que todo aquele que se diz cristão deve crer integralmente, caso contrário nãopode se dizer cristão) que temos que amar todos os tipos de pessoas, mas não podemos concordar com as práticas que Deus abomina. E outra eu não sou frquentador de igreja evangélica eu sou cristão existe uma diferença enorme Frequenta muios frequantam existe até igreja de gays agora isso é anti-bíblico. Em relação a mulher a servir o seu marido que o Vinícius falou tb é muito difícil explicar aqui pois praticamente nunguém vai entender, mas se hoje temos um mundo onde as mulheres estão exaustas, doentes, cheios de filhos para criar , sozinhas é pq a família não está mais nos planos e nos moldes que Deus a criou e este servir não é escravo, e a bíblia é tão linda (pra quem a conhece) que todos falam sobre a mulher servir o marido mas ninguém fala que a pior parte está apra homem de que o homem se tiver q morrer pela mulher ele deve fazê-lo, a mulher não. A sociedade prega que a mulher deve se entregar o homem a bíblia diz o contrário. O problema Erick q se vc conhecesse a Cristo fora do rótulo de religiões vc acharia respostas pra todas as suas perguntas não só vc mas todos. Um Deus que prega q vc tem q amar seus inimigos (não foi o seu madruga q disse isso mas Jesus)é um Deus maravilhosos. Pra finalizar “temer” é respeitar e obedecer.

    e outra : não julgueis para não srem julgados .

    1. Expressar a opinião é o de menos… O ruim é a intolerância que existe… É só você ver pessoas que matam pelo simples fato de que o cara não torcia pro time dele… Você diz que chamam evangélicos de bitolados e malucos, etc… Isso acontece porque, usando termos bíblicos, “os justos pagam pelos pecadores”… O mesmo acontece pra todo tipo de gente que há por aí… “Todo árabe é terrorista”, “todo preto é bandido”, “toda loura é burra”… Quantas coisas parecidas você já não ouviu por aí… Infelizmente, é o mundo de hoje…

      E, Ceguinho, é um assunto interessante sim, pode render mais respostas vindas de várias pessoas, se possível com pensamentos diferentes, pra podermos ver um mesmo assunto por várias vertentes… Se for um papo inteligente, com argumentação clara e, o mais importante, sem extremismos, é algo que vale a pena discutir…

      A propósito, você tá com insônia? Somos dois…

      1. Erick, não tenho preconceitos contra ninguém!! inclusive trabalhei com homossexuais e não discriminei pelo contrário , os acolhi e preguei a palavra de Deus , preguei o amor de Deus que está disponível para todo o ser humano. Mas é claro que Deus não quer que permaneçamos do jeito que estamos ele nos muda e a sua palavra (a bíblia) nos molda . Vc acha que eu poderia seguir a Jesus(q não teve pecado e se deu naquela cruz morrendo horrivelmente por mim e por vc)da mesma forma que eu era. E como eu era? vc sabe… bêbado, fumante, libertino, viciado em pornografia, traía minha esposa, não perdoava pessoas e muito mais…
        E pelo contrário os verdadeiros cristãos tem que amar os homossexuais, mas não podemos abrir mão de poder falar. Por exemplo : A lei pl 122 diz q se eu torcer o nariz ou falar para o meu filho que se ele ver dois homens na rua de mão dada ou se beijando é errado(mesmo que a sociedade não pense), é contra os princípios de Deus é 2 anos de cadeia pra mim … Brincadeira , foi o q vc falou é heterofobia …

        P.s: Não estou com insônia não , heheheh!!! estava estudando .

        1. O problema é que existe, de fato, a heterofobia… Ainda mais com a criminalização da homofobia, há de surgir uma parcela dos gays que vão se achar no direito de querer empurrar goela abaixo que “ser gay é legal”, já que, “teoricamente”, não podemos mais hostilizá-los… O mesmo acontece com questões étnicas… Se um negro tenta se impor sobre um branco, “vejam, o cara sabe o valor que tem, ele também é gente, coisa e tal”… Mas se um branco tenta se impor sobre um negro, “ah, seu racista, hitlerista, nazista, etc”…

          Infelizmente, Sr. Sérgio Avellar Jr., você e sua família vivem num mundo repleto de hipocrisia… Aliás, vivem num país mais repleto ainda disso… Isso é algo que nos faz esquecer que, por mais diferentes que sejamos, seja física, espiritual, cultural ou religiosamente, somos todos iguais em vários aspectos: a merda que você caga fede tanto quanto a que eu cago, o sangue que você tem nas veias é tão vermelho quanto o meu e, até o presente momento, nenhum de nós dois está imune à morte…

          Apenas viva, rapaz… Faça o que é certo e esteja em paz com a sua consciência… Esse é o ponto comum entre as religiões…

  4. O que as pessoas precisam aprender, no Brasil, é que existe uma gritante diferença entre GOSTAR e RESPEITAR.

    Por exemplo: eu respeito quem fuma, mas eu JAMAIS namorei nem pretendo namorar uma mulher que fuma. É minha opção; não quero sentir a sensação de beijar uma chaminé. Tenho esse direito. Isso é GOSTO.

    Mas em momento nenhum eu poderei falar mal da pessoa que fuma. Isso é RESPEITO.

    Simples assim!

  5. Não vou mais comentar sobre isso aqui. Já falei o q tinha q falar. Só tem uma coisa : As vezes a gente não vê como a pessoa está escrevendo e o que a pessoa quer dizer. Eu li seu comentário e achei agressivo contra mim. Foi essa a intenção? Então me explique se quiser, este trecho :
    “Infelizmente, Sr. Sérgio Avellar Jr., você e sua família vivem num mundo repleto de hipocrisia… Aliás, vivem num país mais repleto ainda disso… Isso é algo que nos faz esquecer que, por mais diferentes que sejamos, seja física, espiritual, cultural ou religiosamente, somos todos iguais em vários aspectos: a merda que você caga fede tanto quanto a que eu cago, o sangue que você tem nas veias é tão vermelho quanto o meu e, até o presente momento, nenhum de nós dois está imune à morte…

    Apenas viva, rapaz… Faça o que é certo e esteja em paz com a sua consciência… Esse é o ponto comum entre as religiões…”

    Em relação a morte ( física ) nós dois não estamos imunes , agora quem Crê em Cristo está imune a segunda morte a morte do espírito a morte eterna , ou seja, o inferno. É a bíblia quem diz isso . E outra não encare a bíblia como um livro religioso , pq não é ! É o manual do ser humano, quer saber sobre vida conjugal, vai lá, quer saber sobre profissão , vailá e etc , etc, etc… Agora as pessoas não conhecem nada e já querem falar de tudo esse sim é o verdadeiro , e por tirarem Deus do homem a humanidade está assim : Cada tem seus próprios valores e o que era absoluto virou relativo. Se pra um estuprar é errado pra outro é certo , e aí ….

    1. Pois é, às vezes o óbvio precisa ser explicado… Os parágrafos que você destacou, o que falava de hipocrisia citava o que eu já havia mencionado no primeiro parágrafo e encerra explicando que somos todos iguais perante Deus… “Faça o que é certo e esteja em paz com a sua consciência…” = Faça a sua parte para fazer, deste, um mundo melhor… Mesmo que você só o consiga fazer na sua casa, mas já tá de bom tamanho… “A paz no mundo começa dentro da sua casa”, já dizia eu mesmo…

      Se isso te pareceu agressivo, saiba que não foi essa a minha intenção… Você já tá cansado de saber como eu me expresso, às vezes de forma ríspida, mas direta e clara…

      Conclusão de tudo isso: é bem complicado de se lidar esse tal de “ser humano”, não acha? Mas não perca as esperanças, jovem Sérgio Júnior, um dia a gente consegue…

      Paz pra você e pra sua família, porque você merece e sabe disso…

      1. Eu não disse q foi agressivo só nendi como pedi pra vc me esclarecer vc me esclareceu e blz?!
        Em relação a todos somos iguais perante Deus : Esse assunto tem suas discrepâncias. Mas fico feliz por vc ter citado Deus , mostra que não é totalmente descrente da idéia de um Deus.
        Só que se vc tiver falando do msm Deus que eu , ele tem princípios, princípios de amor para simplesmente dizer o que é melhor para nós.
        Por exemplo : Eu amo meus filhos por isso estabeleço regras pois eles não conhecem as coisas e eu preciso ensiná-los.

        1. Dica pra fechar o papo: até os ateus acreditam em Deus… Ou você acha que eles, quando ficam num clima de “fudeu de vez”, eles falam o quê? “Ai meu Nada”? Que nada!! Até os ateus falam “Ah, meu Deus”, “Ah, minha Nossa Senhora”, etc…

          Quando eu falo de Deus, eu me refiro à força superior à qual nos apoiamos naqueles momentos em que precisamos de ajuda, seja na questão profissional, amorosa, familiar, física, etc… E, de alguma forma, nos sentimos amparados quando nos apoiamos nessa força superior… Vê se não é verdade…

          O que eu não é gosto é de extremismos… Quer ver um exemplo? Uma vez eu vi num Twitter uma “religiosa bitolada” citando uma frase muito infeliz, na minha opinião, sobre os terremotos que aconteceram no Japão recentemente: “Será que os japoneses vão finalmente se tocar e aceitar Jesus Cristo como seu único salvador e largar de mão desse tal de Buda, que não fez nada por eles?”

          Ora, os japoneses acreditam em Deus sim… Claro, não é o mesmo em que você acredita, eles têm um conceito de divindades similares aos dos egípcios (Deus do Sol, Deus da Lua, etc…), mas ainda entra no conceito de “força superior à qual nos apoiamos naqueles momentos em que precisamos de ajuda”… Até mesmo eles, quando em dificuldades, devem soltar um “aaaa, kamisama” de vez em quando…

          IPC: “aaaa, kamisama” = “Ah, meu Deus” em japa…

          Entende a lógica? Eu não acredito que vou deixar de ser salvo só porque eu não sigo a religião que outro fulaninho segue… Se a religião, pela etimologia da palavra, deveria religar o homem a Deus, então feliz sou eu, que consigo acreditar nessa força superior sem precisar seguir nenhuma religião…

          E, sim, Ceguinho, você precisa educar os seus filhos, para que sejam gente de bem como você o é…

          Recorde de comentários à vista… MA OEEEEEEE!! 😀

  6. É Erick é difícil dizer pra quem não crê que realmente sta frase sobre Buda e japoneses não é extremista não , é uma frase real. Extremista seria dizer q estas pessoas vão pro inferno, mas sim q se essas pessoas conhecerem a Cristo (que é o único salvador)- o único Deus verdadeiro, o resto é invenção – elas podem ser salvas sim. Agora vc sabe de uma coisa? Jesus não veio fundar religião sabia ? Mas ele veio e abençoou a sua igreja e a igreja não é religião igreja são as pessoas , igreja são todos que crêem e cumprem os mandamentos do Senhor. Nós os que cremos só vamos a uma igreja para termos comunhão com os outros irmãos e aprender mais ainda da palavra de Deus. E outra: vc precisa tirar da sua cabeça essa idéia rotulada q vc tem sober os evangélicos. Não pense q todos são como os mercenários e heréticos da universal não , hein?! Universal não é padrão pra ninguém rotulçar como evangélicos… E eu não gosto do rótulo evangélico gosto do rótulo que a bíblia prega “CRISTÃOS” foi quando os primeiros seguidores de Cristo era chamados em Antioquia da Psídia. Vc sabia q Jesus condenou a religiosidade? Condenou aqueles q se diziam religiosos mas não davam a mão pra ajudar ao próximo , a meu amigo se todos soubessem a verdadeira essência de Cristo o mundo estaria mil vezes melhor.

  7. wow que polêmica. Eu concordo u.u somos livres pra termos nossas escolhas, isso depende de cada um. Mas a respeito do Bispo, é a mesma coisa, ninguém é obrigado e quem obriga é expulso, já vi casos assim. Não sou contra a nada, bom pelo menos a respeito em certos casos. Só acho que cada pessoa tem sua fé e usa de suas maneiras. No caso dessa igreja e de outras também isso cabe a cada um, como disse antes, e pra isso tem que ter algo pra sustentar aquele templo, e pra isso acontecer não seria pedindo pro governo, porque até então ninguém quis se oferecer, então com isso o povo ajudar com sua livre boa vontade. E te garanto que também já vi com meus próprios olhos que nenhum pregador tem um ser objeto com nome dele, tudo estar no nome da igreja.
    E outro caso, eu já vi pessoas colocando pressão psicológica, eu particularmente não concordo com isso, acho que cada pessoa tem sua maneira de ser e cabe a ela mudar ou não, são decisões próprias, individuais, não tem que ninguém se meter, mas sim orientar, ajudar com equilibro. Tudo na vida que tem equilibro é bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =