O que é este site?

Logo do a.k.a. Ikki!! (2009)
Logo do a.k.a. Ikki!! (2009)

O a.k.a. Ikki!! (também escrito como “a.k.a.一輝!!”, sempre com o !! no final) é um blog criado por Erick Von Draxeler, um então vestibulando recém saído do Ensino Médio. Na época de sua criação, o a.k.a. Ikki!! não passava de um blog pessoal como outro qualquer, como eram os blogs da época mas o conteúdo do blog passou a ser mais diversificado com o passar do tempo, sempre feito à imagem e semelhança de seu criador, tanto no visual quanto na linguagem empregada nos textos. Desde sua criação, o site já contou com 35 colaboradores (contando com 24 que já saíram do grupo), vindos de oito cidades de quatro estados do Brasil (principalmente do Rio de Janeiro) e até mesmo um integrante argentino e uma dos Estados Unidos.

A história akaikkiana é bem extensa. Você pode saber um pouco mais a respeito nos próximos parágrafos.

A Era Blig
(Edições 1 a 334)

Erick Von Draxeler, calouro e blogueiro (2004)
Erick Von Draxeler, calouro e blogueiro (2004)

Layout do a.k.a. Ikki!! no Blig (2003-2004)
Layout do a.k.a. Ikki!! no Blig (2003-2004)

Na madrugada de 10 de março de 2003 (mais especificamente às 2:49), movido pela vontade de ter um site e inspirado no blog da extinta banda Cobertura 02, composta por ex-colegas de turma no Ensino Médio (entre eles, Guilherme de Souza, que se tornaria integrante do elenco do site em 2011.), Erick publicou a primeira edição do blog. Na época, o blog tinha como título “Erick Von Draxeler (a.k.a. Ikki)” e era acessado pelo endereço erickvondraxeler.blig.com.br (link offline), contendo um visual “pré-fabricado” e conteúdo mais pessoal.

O primeiro “auge” do blog se deu quando Erick começou a namorar com Priscila Medeiros. Após o término deste namoro, Erick se sentiu desmotivado a continuar com o blog e encerrou as atividades do mesmo. No entanto, diante dos pedidos de alguns leitores, Erick reativou o blog, já chamando-o oficialmente de “a.k.a. Ikki”, já que alguns leitores se prendiam mais ao “a.k.a. Ikki” encontrado no título original do site.

Erick refez o site em akaikki.blig.com.br (link offline) e começou a mudar o estilo do mesmo. Nesta versão nova foram implementadas, entre outros atributos, a música de fundo, ainda em formato MID (a primeira música de fundo do site foi The Dance of Eternity, do Dream Theater), a contagem das edições, a Frase do Dia e o primeiro logotipo do site, que era tão somente o nome do site em japonês. Em março de 2004, Erick ingressou na Universidade Gama Filho e conheceu Vinícius Sacramento, que se tornaria o primeiro colaborador oficial do site ainda no mês em questão.

As restrições do formato de edição de layout do Blig fizeram com que Erick transferisse o blog para o Weblogger em 1º de abril de 2004.

A Era Weblogger
(Edições 334 a 639)

Erick Von Draxeler mostrando o a.k.a. Ikki!! em 2004
Erick Von Draxeler mostrando o a.k.a. Ikki!! em 2004

Primeiro Layout do a.k.a. Ikki!! no Weblogger
Primeiro Layout do a.k.a. Ikki!! no Weblogger (2004)

Com o novo endereço em akaikki.weblogger.com.br (link offline), o a.k.a. Ikki!! ganha um novo layout, totalmente diferente dos tons de preto que coloriam o blog anterior. As cores predominantes eram branco, azul (Cor HTML #1852a4) e cinza grafite. Este novo layout abrigou as primeiras histórias de Erick e Vinícius na Gama Filho. Algumas fotos publicadas dos eventos lá ocorridos serviram de inspiração para que Sérgio Avellar Jr., o Ceguinho, criasse montagens no Photoshop, sendo a primeira delas publicada em 11 de maio de 2004.

Segundo Layout do a.k.a. Ikki!! no Weblogger (2005)
Segundo Layout do a.k.a. Ikki!! no Weblogger (2005)

Com a criação de uma crônica denominada “O Lado Podre das Festas de 15 Anos”, Erick percebeu que as crônicas deveriam estar “eternizadas”, isso é, não deveriam se perder depois de 15 mensagens publicadas. A solução encontrada foi criar, em 29 de maio de 2004, um “anexo” do blog, com o intuito de publicar os melhores textos do site (o anexo encontra-se desativado atualmente). O site seguiu ainda com a inclusão de Bruno Barreto, colega de Erick e Vinícius, que teve algumas charges de sua autoria publicadas no site.

No dia 28 de maio de 2005, Erick resolveu dar cabo do site novamente, novamente por causa de um namoro mal sucedido. A interrupção serviu para que Erick pudesse melhorar ainda mais o site e migrar para o Blogspot. Um curiosidade: a primeira música de fundo no Weblogger foi YYZ, do Rush.

A Era Blogspot
(Edições 640 a 1365)

O a.k.a. Ikki!! não perdoa nem a Ádria dos Santos!! (2007)
O a.k.a. Ikki!! não perdoa nem a Ádria dos Santos!! (2007)

Primeiro layout do a.k.a. Ikki!! no Blogspot (2005)
Primeiro layout do a.k.a. Ikki!! no Blogspot (2005)

Duas semanas depois do fim do a.k.a. Ikki!! no Weblogger, ele ressurge novamente em 9 de junho de 2005, dessa vez no Blogspot, em akaikki.blogspot.com. O visual volta a ser “pré-fabricado”, com tons escuros de azul-aço (cor HTML #113355). Na época, Erick estava antenado sobre a realização do evento Chavesmania 3, que acabou se tornando a primeira saga noticiada no site (e é até o momento a mais extensa, com 4 meses e 18 dias de duração). Em outubro, o nome do site ganhou as exclamações duplas que é a característica mais notável, não apenas na logo do site, mas também nos textos de Erick.

Segundo layout do a.k.a. Ikki!! no Blogspot (2006)
Segundo layout do a.k.a. Ikki!! no Blogspot (2006)

Uma nova fase do a.k.a. Ikki!! começa com a criação dos primeiros avatares que representariam os integrantes do site, que eram oito em 26 de março de 2006, quando os avatares foram publicados. Estes foram criados por Janái Himura, desenhista e artista plástica, com quem Erick começou a namorar na época (Janái foi alçada ao status de entidade divina e é namorada de Erick até hoje). A seguir, com o advento do YouTube na época, o a.k.a. Ikki!! ganhou um canal no site. O primeiro vídeo foi publicado em 11 de outubro de 2006. A “Dança do Shaka“, gravada no dia do Anime Park, foi protagonizada por Nathália Gomes (a Netevi, que seria integrada ao site mais futuramente) e sua amiga Ana Luiza Quijada e teve participação especial de Janái Himura, que serviu como “diretora” do filme em questão.

Terceiro Layout do a.k.a. Ikki!! no Blogspot (2007)
Terceiro Layout do a.k.a. Ikki!! no Blogspot (2007)

Em 13 de abril de 2007, com um layout “improvisado, remendado e feito nas coxas”, Erick publicou a milésima edição do a.k.a. Ikki!!. (oficialmente haviam sido postadas mais de mil edições até então, mas não era raro serem publicadas edições com numeração sufixada – a edição anterior é a 999.1) Com o advento dos podcasts, não tardou para que Erick e Vinícius, gravassem, via telefone e viva-voz, a primeira edição do Podrecast do a.k.a. Ikki!! em 12 de setembro de 2007. Neste podcast, Vinícius anunciou que o a.k.a. Ikki!! teria uma grande novidade.

Na Edição 640, publicada em junho de 2005, Erick “profetizava” sobre a possibilidade de que o site tivesse um domínio .com.br, numa época em que tais domínios só podiam ser registrados por pessoas jurídicas. Dois anos se passaram e, em 17 de setembro de 2007, o a.k.a. Ikki!! obteve um domínio .com.br e passaria a ser acessado também pelo endereço akaikki.com.br, que apenas redirecionava para a página do Blogspot. Erick admite que ainda acessava o site pelo endereço do Blogspot por ser um hábito adquirido dos tempos de “Torradeira” (era como Erick chamava a sua conexão discada, que ainda dividia espaço com as conexões de banda larga, ainda em ascensão na época).

Quarto Layout do a.k.a. Ikki!! no Blogspot (2008-2009)
Quarto Layout do a.k.a. Ikki!! no Blogspot (2008-2009)

Nesta nova fase, o a.k.a. Ikki!! viveu uma fase controversa: ao mesmo tempo que o site ganhou mais atributos gráficos e teve um aumento considerável no número de visitas, o número de atualizações caiu muito, se comparado com o ritmo de atualizações das eras anteriores. No entanto, na maioria das vezes em que o site ficou parado, Erick estava desenvolvendo algum projeto para o site. A ocasião mais notória aconteceu quando Erick solicitou ao desenhista Rafael Silvério que ele criasse avatares novos para o site, com o intuito de celebrar os 2000 dias de atividade do site. Os desenhos só foram publicados quase quatro meses depois, tendo sido mais da metade deste tempo perdido com inúmeros contratempos ocorridos com Rafael.

Em 19 de setembro de 2008, Cristiano Oliveira criou um chat no site groups.im para reunir integrantes e visitantes do site. Com os avatares novos publicados (ainda que não totalmente) e as várias reuniões do grupo no chat (sobretudo as que tinham participação de Aline Pina), Erick começou a desenvolver melhor os “personagens” do a.k.a. Ikki!! e começou a deixar bem claro que existia uma grande diferença entre os personagens do site e suas contrapartes do mundo real, mais especificamente Lori e Karen (Loriane Felício e Karen Medeiros, respectivamente), além da própria Aline Pina e de Janái Himura.

A última edição publicada no Blogspot foi a de número 1365, em 14 de abril de 2009. Desde então, o site passou quatro meses parado pra reformas e voltou a ser publicado em agosto do mesmo ano, agora numa plataforma WordPress implantada no próprio servidor do site.

A Primeira Era .com.br
(Edições 1366 a 2079)

Vários integrantes do a.k.a. Ikki!! (2010)
Vários integrantes do a.k.a. Ikki!! (2010)

Primeiro layout do a.k.a. Ikki!! em servidor próprio (2009-2010)
Primeiro layout do a.k.a. Ikki!! em servidor próprio (2009-2010)

Em 12 de agosto de 2009 se iniciou o que chamamos da Idade Contemporânea Akaikkiana, quando o site começou a estender seus domínios… Vinícius já tinha criado o UniEsportes, site de notícias esportivas em 2006, tendo sido anexado ao que Erick chamava de “Rede a.k.a. Ikki!!” pouco depois. Uma das novas integrantes do elenco do site, Bianca Moura, também passou a participar das edições do site que tratavam de Fórmula 1, sempre ao modo a.k.a. Ikki!! de ser: com muita zoeira (e, no caso de Bianca, comentários bem femininos sobre um assunto muito masculino).

Nesta nova era, o número de visitas aumentou consideravelmente em relação às eras anteriores: a Era .com.br registrou um acréscimo de mais de 1000% na frequência de visitas em relação aos tempos do Weblogger. Muito provavelmente isso se deve ao fato de o site possuir domínio próprio, bem como a parceria com o Tigre de Muleta, site mantido por Wallace Pereira.

Segundo layout do a.k.a. Ikki!! em servidor próprio (2010)
Segundo layout do a.k.a. Ikki!! em servidor próprio (2010)

O ano de 2010 foi marcado por um aumento ainda mais considerável no seu público, mas também foi marcado por algumas polêmicas, desde o banimento de uma das integrantes do elenco do site, passando por várias pendengas judiciais movidas pelo Vinícius contra a KingHost, até o momento em que se decidiu migrar para outro servidor, o mesmo onde o Wallace hospedava o Tigre de Muleta, que não registra nenhuma ocorrência contrária até o presente momento.

Se a Era Blogspot foi marcada pela reportagem do Parapan, na qual Erick entrevistou Ádria dos Santos, a Era .com.br teve como seu primeiro destaque a reportagem feita no Brasil Game Show 2010, no Rio de Janeiro, onde Erick e Vinícius entrevistaram Mauricio de Sousa e os Irmãos Piologo, criadores do Mundo Canibal, que gravaram um áudio com uma propaganda pro site. (“o site mais da hora do Universo é o akaikki.com.br”)

Erick também anunciou que o a.k.a. Ikki!! estaria com um projeto de criar um jogo de luta, usando os personagens do site, tal como o Cybergamba fez com o Street Chaves. O jogo, denominado “a.k.a. Ikki!! Battle Clash” e idealizado por Jonathan Melo está em fase de pré-produção, sem data de lançamento prevista.

Min Assis e Jessie Marques abrindo a temporada 2012 do a.k.a. Ikki!!
Min Assis e Jessie Marques abrindo a temporada 2012 do a.k.a. Ikki!!
Terceiro layout do a.k.a. Ikki!! em servidor próprio (2011)
Terceiro layout do a.k.a. Ikki!! em servidor próprio (2011)

A partir de 2011, pegando carona na reportagem do Brasil Game Show, o a.k.a. Ikki!! começou a participar de vários eventos de anime credenciado como imprensa, bem como na edição 2011 do Brasil Game Show. Ainda em 2011, Lucas Amiune criou um projeto paralelo, o Mesa de Boteco, um podcast semanal sobre esportes, mais focado no futebol carioca, que acabou sendo “anexado” à Rede a.k.a. Ikki!!, mais pelo fato de conter quatro integrantes do site (Lucas, Erick, Vinícius e Cristiano Oliveira, ex-colega de Erick no colégio em 2000; Rodrigo Vilela entraria pro programa mais adiante.)

Para 2012, o site conseguiu agendar coberturas para seis eventos de anime, sendo, o primeiro, o Anime-Stage, onde Jessie Marques e Yasmin Assis se oficializaram na equipe de reportagem do site. Jessie conseguiu alcançar o status de “admin” do site, ao lado de Erick e Vinícius, que vinha se afastando aos poucos do grupo por envolvimento em seus projetos pessoais, culminando com o afastamento definitivo no final de 2012, por divergências com o servidor que hospeda o site. O endereço akaikki.com.br precisou ser temporariamente desativado porque este se encontrava registrado no nome de uma ONG mantida pela tia de Vinícius, porque na época que o domínio foi registrado, só era permitido fazer cadastro de sites .com.br com CNPJ.

Quarto layout do a.k.a. Ikki!! em servidor próprio (2012-2013)
Quarto layout do a.k.a. Ikki!! em servidor próprio (2012-2013)

Depois da saída de Vinícius do elenco do a.k.a. Ikki!!, o site contabilizaria outra grande baixa: Jessie, engajada em outros projetos pessoais maiores, também deixou o site. Mas nem tudo é desgraça para o a.k.a. Ikki!!. 2013 foi o ano em que os vídeos passariam a ser exibidos em Full HD. Erick recrutou duas novas repórteres: Fernanda Melo, a Juvia do Anime-Stage, e Carol Geko, a Eruka Frog do Anime Family. Elas, juntamente com Wallace, Erick e Janái, protagonizaram vários vídeos aleatórios que foram sendo lançados ao longo do que deveria ser a temporada dos 10 anos do site. Juvia e Geko deixaram o site ainda no final deste mesmo ano, enquanto Jessie e Bianca ensaiaram uma possível volta, que acabou não se concretizando.

Em 2014, Erick conseguiu repatriar o domínio akaikki.com.br em seu nome e começou uma reformulação no site, lenta e bem gradativa. Começou chamando Mariih Amaral (ex-coordenadora dos eventos da DaMatrix) para o microfone do a.k.a. Ikki!!, função esta que também já foi executada pela própria Janái Himura.

Janái Himura operando o microfone do a.k.a. Ikki!! em 2014
Janái Himura operando o microfone do a.k.a. Ikki!! em 2014

Em seguida, o a.k.a. Ikki!! começaria a fazer outros tipos de coberturas, bem como focar mais na produção de vídeos, que acabaria por vir a se tornar de forma definitiva o carro-chefe das produções akaikkianas. O site entrou em mais um hiato em outubro de 2014 para mais reformas.

A Segunda Era .com.br
(A partir da Edição 2080)

Nathália Teshii usando o uniforme de Erick Von Draxeler (clique para ampliar)

Depois de alguns meses parado, o a.k.a. Ikki!! retornaria de mais um hiato em 2015 com mais uma repórter no time: Nathália Teshii, seguindo o exemplo de suas antecessoras, aparece com o microfone do a.k.a. Ikki!! em mãos algum tempo depois de já ter aparecido anteriormente do outro lado deste.

No entanto, visando diversificar o conteúdo e numa tentativa de se livrar do estigma de ser “um site voltado só para animes”, o site passa a publicar os episódios do Bandeirada, um programa de webrádio semanal sobre Esporte a Motor apresentado por Rodrigo Vilela.

Ainda em 2015 se deu mais um passo importante na história do a.k.a. Ikki!!: a edição 2327 da Revista da Propriedade Industrial publicou, em 11 de agosto de 2015, a concessão de registro de marca solicitado no processo #840289286. A partir de então, a marca “a.k.a. Ikki!!”, assim como sua logomarca, estão oficialmente registrados em nome de Erick Von Draxeler até 2025.

Ao final daquele ano, Erick decidiu encerrar as coberturas de eventos de anime pelo site e focar mais em outros projetos. Um deles é a Copa Intermundial do a.k.a. Ikki!!, uma série de gameplays do jogo Pro Evolution Soccer 6, que é uma releitura de outro projeto datado de 2014 feito a partir de um “protesto” feito por pessoas aleatórias por conta da não convocação de Allejo para a Copa do Mundo de 2014. O primeiro episódio da Copa Intermundial foi publicado em 1º de setembro de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 10 =