a.k.a.一輝!! – Edição 1514

esta edição serão tratados assuntos muito nerds… Tudo isso por causa de um comentário do Vinícius sobre determinados personagens de Street Fighter que eu mencionei com outros nomes diferentes dos quais nós conhecemos… Segue…

Tem certeza que não era o Vega mesmo? Nunca joguei muito Street Fighter, mas quem sobre na grade é o Vega. E o “zeramento” (= encerramento, pra quem não conhece) era com o M.Bison, não?

Eu também nunca fui exímio em KOF, mas o Rugal era foda MESMO… No fliperama, até meus vizinhos mais viciados sofriam pra vencer o cara, com macetes e o caralho a quatro! (Veja bem que eu escrevi A quatro, e não DE quatro…)

Cá pra nós, uma miquelina com a cara da Janái não vai dar 13 pontos no Copas Fora. Vai dar 13 retalhadas no pescoço do HINDEVÍDUO… E fim de jogo!

Pois então… Antes de iniciar, deixa eu contar uma história… Era uma vez um garoto chamado Satoshi… Quando ele fez 10 anos, ele foi até o laboratório do Prof. Ohkido para se tornar um treinador… Mais adiante, ele conhece Takeshi e Kasumi, que se juntam a ele em suas aventuras… Em dados momentos, Musashi e Kojiroh aparecem para trazer algum problema ao trio… Satoshi é constantemente abordado por seu rival Shigeru, que também é neto do professor Ohkido…

Tá boiando? Tem problema não, conheçam o Satoshi e seus amigos…

Satoshi e seus amigos...
Satoshi e seus amigos...

“Ai, seu burro!! O nome dele não é Satoshi, é ASH!!” Sim, o nome dele é Ash… NA VERSÃO AMERICANA!! Na versão original, Ash, Gary, Brock e Misty se chamam, respectivamente, Satoshi, Shigeru, Takeshi e Kasumi… O mesmo vale para Jessie e James Musashi e Kojiroh… Recentemente, a grande maioria dos animes só chegam aqui se houver uma versão americana deste…

Graças a Deus, Saint Seiya foi exibido no Brasil em toda a glória de sua versão original...
Graças a Deus, Saint Seiya foi exibido no Brasil em toda a glória de sua versão original...

O mesmo ocorre com Street Fighter… Só que tem a ver com UM personagem, por causa do qual ele e mais dois tiveram que ser renomeados… Quem teve infância E jogou Street Fighter conhece bem Balrog (o cara que luta boxe), Vega (o cara que usava uma máscara e uma garra), Sagat (o cara que tinha uma cicatriz no peito) e M. Bison (o último chefão), o qual você provavelmente deve ter chamado frequentemente de Mister Bison…

Balrog, Vega e M. Bison... Ou seria M. Bison, Balrog e Vega?
Balrog, Vega e M. Bison... Ou seria M. Bison, Balrog e Vega?

Só que o M é de Mike… Mike Bison… O Balrog se chama Mike Bison no Japão… E se você ainda não percebeu, sim, é um nome bastante parecido com o nome do boxeador comedor de orelhas… E por acaso, o personagem Mike Bison é conhecido por sua força e deslealdade em alguns aspectos, tal como seu quase xará… Aí vocês imaginem a merda que daria se a Capcom traz o Street Fighter com um personagem que luta boxe e tem um nome bem parecido com “Mike Tyson”…

E ainda tem a questão do nome Vega… Imaginem um chefão com esse nome: “VEGA… Puta que pariu, coisa mais de VIADO!! Ei, aquele carinha espanhol da máscara bem tem cara de se chamar Vega”… Pronto, fechou… Para as versões não japonesas, Mike Bison virou Balrog, Balrog virou Vega e Vega virou M. Bison… E esse M não é de Mike… Aliás, não há um significado oficial, justamente pra manter o mistério…

Mega Man
Mega Man... Ou seria Rockman?

E não para por aí… Temos também o caso do Akuma Gouki, do Charlie Nash… O Sodom é um caso à parte: o nome dele só muda para Katana nas versões do Nintendo… Sodom, em inglês, é Sodoma… Sodoma e Gomorra, lembram? A Nintendo, no auge do moralismo, evita qualquer referência “má” em seus jogos… (quem não se lembra do Mortal Kombat 1, onde o sangue era branco?)

IPC: Pra quem não sabe, o Sodom apareceu originalmente em Final Fight, outra criação da Capcom…

Ou então lembrem-se do Silver, que insiste em chamar este robô azul pelo seu nome original, ROCKMAN… Esse eu não faço a menor ideia de porque ele virou MEGA MAN por aqui…

Pois é… Sempre fui contra as versões americanas… Porque em dados casos, a diferença é gritante entre os dois casos… (nem vou citar de novo a história do Super Mario 2 e do Lost Levels…) Jogos, animes, é sempre assim…

Ah, sim… Vinícius falou no Rugal… Ele tem um ataque chamado Genocide Cutter… Este nome é suprimido nas versões americanas do jogo… Aliás, o Sonic 2 teria uma fase chamada Genocide City Zone… Nem preciso dizer o final desta história…

Ah, sim… As artworks do Balrog, Vega e Bison foram tiradas daqui

…e conclua-se…

AKUMA
AKUMA - Até mesmo um homem que abandou sua humanidade precisa tomar um chá de vez em quando...

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.