Edição 2040 – Nostalgia arcadiana

ual foi o último lançamento que você jogou no Arcade? Veja bem: LANÇAMENTO!! Algum jogo que tenha sido lançado há coisa de algumas semanas e esteja bombando nos arcades? Custou a lembrar, né… Você não é o único…

Elisabeth Blanchtorche descendo a porrada numa… pessoa… (um garoto, uma garota, sei lá que merda é essa…)

Esta ao lado é a minha resposta: The King of Fighters XI, que, aliás, foi o último KOF que EU vi no Arcade. Me lembro de tê-lo jogado quando eu ainda tinha meses de namoro com a Srta. JH-sama… Depois disso, só vi KOF sendo lançado pra atual “Santíssima Trindade do Video-game” (PS3, XBOX360 e PC).

Hoje em dia, é meio que raro você achar uma casa de arcade. A maioria das que eu conheci na minha já meio distante juventude não existem hoje em dia. Considerando a localização original das mesmas, a última sobrevivente hoje é a do Shopping do Méier. (e, mesmo assim, também não creio que esta vá durar muito…)

Eu postei neste site uma edição sobre estes jogos antigos. Naquela edição, eu falo sobre jogos dessa época e/ou anteriores. Mas, já que é pra voltar no tempo, eu vou voltar com estilo…

Tela do título de Double Dribble para NES

Este jogo, datado de 1987, eu joguei MUITO com o meu primo no Phantom System dele em 1992…!! Eu descobri neste mês que este jogo foi feito pro Arcade mesma época do lançamento. Notaram a diferença de quase cinco anos? Outro jogo que eu curti muito dessa época que eu também jogava direto era 1943, que foi lançado na mesma época lá fora e também custou a chegar por aqui.

Estes dois jogos têm em comum o fato de terem feito alguma história nos arcades antes de serem portados pros videogames caseiros, bem como Pac-Man, que eu vim a conhecê-lo no Atari, mas ele já era famoso nos arcades muito antes disso. Mas é aquela parada: quem sabia disso aqui no Brasil na época?

Pra você ter uma ideia, o primeiro jogo que foi lançado aqui no Brasil em época próxima do lançamento oficial foi o Sonic 1 pro Mega Drive, que saiu por aqui em 1991, quase que ao mesmo tempo dos japoneses e dos americanos. A partir daí, a gente começou a “se comunicar mais com o mundo lá fora”. E é nessa época em que a gente começou a ter mais contato com os jogos dos arcades bem próximos da época em que eram lançados, mas ainda dependendo (e muito) dos consoles caseiros.

Um bom exemplo disso é Mortal Kombat 2, que eu lembro como se fosse ontem quando eu fui apresentado ao que eu creio ser o melhor jogo da série, quando eu tinha lá meus 11 anos de idade… (lembrando que eu faço 30 em abril, olha o tempo que tem…)

– Nunca me esquecerei de você dizendo sobre quando você tinha a minha idade… Pi-ka…
– Pois é, isso é só uma amostra do tempo voando…

Baraka fatiando um réptil no SNES…

E, mesmo assim, eu só fui ver Mortal Kombat no arcade bem depois disso, quase um ano depois de ter saído aqui pro SNES e pro Mega. Mas foi a partir dessa época que a minha geração começou a conhecer mais os arcades, principalmente os clássicos da SNK e Capcom, que praticamente dominaram o mercado dos arcades nas duas décadas passadas.

Mas aí os fliperamas começaram a desaparecer de nossas vidas… O último jogo NOVO que eu eu joguei no arcade já é datado de quase dez anos atrás!! O mercado de games só lança hoje em dia pra PS3, XBox360 ou PC. (e também pra aquele tal do wiideogame de wiiado…) Chegamos no ponto em que o Arcade é um refúgio de gente saudosista como eu… (e também de moleques catarrentos que se acham o Deus de todos os jogadores de KOF já nascidos, pelo simples fato de saberem jogar com o Rugal numa versão hackeada de KOF 2002…)

A grande maioria desses jogos que você joga hoje em dia já tiveram uma história gloriosa no fliper. King of Fighters, Tekken, Street Fighter, Mortal Kombat… Tudo isso era frequente nos arcades dos anos 90. Mas a pergunta maior é: por mais que os videogames atuais permitam um modo para dois jogadores online, por que não investem mais tanto nos jogos pro Fliper? Porque o maior barato do fliper era justamente ver a galera, coisa não tão frequente hoje em dia.

Aliás, bem lembrado… Eu vi isso…

…virar isso…

Estou ficando velho…

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 10 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.