Edição 1934 – 9 anos aturando essa criança…

a.k.a.一輝!! 9 anos - Clique pra ampliar...
a.k.a.一輝!! 9 anos - Clique pra ampliar...

usto a acreditar que já se passaram NOVE anos desde que eu criei este pequeno antro virtual de perdição… Pois é… Eu gostaria de dizer que o seu navegador está com um fóssil vivo aberto… Sim, um fóssil vivo… Você tem uma noção de como era a internet quando eu criei o que hoje é o a.k.a.一輝!!? OK, eu vou contar pra vocês…

Primeiro: o conceito de “blog” era bem diferente do que conhecemos hoje… Se hoje, os blogueiros tiram dinheiro com seus blogs (alguns já vivem só do lucro que estes rendem…), há 9 anos atrás, os blogs eram meros contadores de histórias, algumas até pessoais, como era o meu… Blogs desse tipo, ninguém mais curte… Os que não se adaptaram aos formatos atuais simplesmente sumiram…

Hoje o a.k.a.一輝!! tem Orkut, Facebook, Twitter… Em 2003, nada disso existia… MSN? Muito raro numa época amplamente dominada pelo ICQ… Aliás, programas de mensagens instantâneas começavam a enterrar os sites de bate-papo… (você já catou alguém no bate-papo da UOL?)

Vídeos na internet? Esqueça… Naquela época nem sonhavam em criar o YouTube… Algo parecido com isso na época era o RealVideo, com qualidade muito inferior ao que conhecemos hoje… Sites em Flash? Tá… Eu sou do tempo que webmaster editava o HTML do site no Bloco de Notas!! Vez ou outra ainda rolava um JavaScript bem maroto…

Aliás, o Flash tava começando a ser usado em animações, mas tinha que ter uma máquina muito boa (pra época) pra rodar… Quer ter uma ideia? Segue uma animação do Charges.com.br postada no dia em que eu criei o a.k.a.一輝!!

Carregou rapidinho, né… Há 9 anos atrás, isso demorava, com sorte, uns dois minutos pra carregar… E se comparar com os flashes de hoje, a qualidade disso era uma bosta… Se duvida, olha esse vídeo do Mundo Canibal… (que, por acaso, também demorava uma eternindade pra baixar em 2003…)


Este som te saudava ao entrar na internet em 2003…

De acordo com as estatísticas do site, em 2011, 35,7% dos visitantes do a.k.a.一輝!! são usuários do Google Chrome, seguido pelo Mozilla Firefox (32,5%) e pelo Internet Explorer… (27,5%) Nenhum destes navegadores existia em 2003, exceto o Explorer, ainda na rudimentar versão 6… O Safari existia mal e porcamente (e só pros Macfags…) enquanto o Opera e o Netscape eram conhecidos, mas nunca tão populares, mais pelo fato de o Explorer já vir de fábrica com o Windows…

Internet no celular? Em 2003? Isso era uma utopia!! Aliás, celulares com visores coloridos eram uma utopia ainda naquela época… O lance era você jogar Snake no tijolão da Nokia… (que, se você teve algum, ele muito provavelmente ainda está funcionando…) E mais: era raro você achar um telefone que podia personalizar toque… E, mesmo assim, nada de toque em MP3…

E o a.k.a.一輝!!?

Primeiro layout do a.k.a.一輝!! (2003)
Primeiro layout do a.k.a.一輝!! (2003)

O a.k.a.一輝!! era tão somente um diário virtual, reitero, como eram os blogs da época… Só que escrito por um moleque de 20 anos, recém-saído do terceiro ano, empolgado com a vida, totalmente descompromissado com qualquer merda, etc, etc… Em suma: tão somente um “querido diário” na internet…

E digo mais: além de um fóssil vivo, o a.k.a.一輝!! é um “foda-se” que, de algum modo, deu certo… Eu nunca segui nenhuma tendência do momento pra fazer este site… Tal como eu disse pros irmãos Ribas no Brasil Game Show: “Bateu na cabeça e não prestou, tá valendo”… Se não gostou, foda-se…

Se o a.k.a.一輝!! não é mais aquela coisa babaca de nove anos atrás, a isso damos o nome de evolução natural das coisas… Sem forçar a barra, sem stress, do jeito que tem que ser, na hora que tem que ser… E se este site não me fez podre de rico como o Facebook fez o Mark Zuckerberg, calma… Já dizia Fernando Sabino: “No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim…”

Aliás, qual é o seu conceito de “dar certo”? Depende do seu ponto de vista… Tudo neste mundo é muito relativo… Quanto dinheiro eu ganho com ele, quantas visitas o a.k.a.一輝!! tem por mês… Ora, estamos comparando com quem? Com o Zuckerberg? Com o Kibe Loco? É tão fácil comparar com quem já chegou lá… Diga que o outro conseguiu e você ainda não, o que o categoriza como um merda… Simples…

Enfim… Este é o a.k.a.一輝!!, que faz 9 anos de estrada hoje… A todos que visitam, a todos que acreditam, a todos que fazem parte, a todos que perdem seu tempo aqui de algum jeito, meus mais sinceros agradecimentos… Agora chega de palhaçada e vamos soprar as velinhas…

…porque o bolo, eu vou ficar devendo…!!

Comments

comments

Comments (4)

  1. O Netscape é o atual Firefox, apesar do Nestcape estar tentando voltar.

    E em 2003 já existia editores de HTML, WYSIWYG, como o FrontPage da Microsoft, o Hotdog.
    Se não me engano já existia o Dreamweaver.

    É eu sou velho tb..
    De conectar depois da meia-noite, pq era um pulso… ou sábado depois da 14hrs e rezar para ninguém puxar o gancho.

    Cheguei como leitor, agora estou no elenco.
    E gosto desse blog pelo clima pessoal e não comercial!

    Feliz 9 anos, aka Ikki!

  2. Hehehe… Foi uma volta no tempo essa edição!
    Eu tive um Nokia tijolão e joguei muuuuito Snake – de quase encher a tela e não ter pra onde ir! 😛
    E você sabe que eu ouvi esse sonzinho irritante de conexão discada por muito tempo. Graças a Deus os tempos mudaram!

    Adorei as velinhas representando cada membro do site… Você é um danado detalhista que colocou até o tamanho da pessoa na vela! Sou a velinha lilás, da cor da roupa do Shiryu, né?

    Parabéns para o a.k.a. ikki!!

  3. Parabéns! Não é todo mundo que mantem essas carroças virtuais tanto tempo no ar. o meu blog pessoal de 11 anos é que está meio abandonado mesmo, rsrs.

    Abraços e muito mais anos de publicações!

  4. Eu amooooooooooooooooooooooooooooo essa galera! Parabéns a todos nós e em especial ao Erick, que mantém essa bagunça organizada e viva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.