Edição 1915 – Tem PIPA dando SOPA por aí…

Internet está com os dias contados… Ah, você tá boiando? Ainda tá bolado com o Big ESTRUPO Brasil? Todo mundo já acha que essa história já deu… (menos a Luiza, que tá no Canadá…) Aliás, a história da Luiza também já deu…

Circulam pelo Congresso dos Zéua dois projetos de lei sobre pirataria na internet e direitos autorais… Uma é a SOPA, abreviatura em inglês de “Lei de Combate à Pirataria Online” e a outra é a PIPA, que pode ser traduzida como “Lei de Proteção de Propriedade Intelectual”… Estas leis visam, TEORICAMENTE, combater a pirataria online…

Mas isso praticamente ia matar a internet… Um bom exemplo disso é o fechamento do Megaupload… Podia se encontrar de tudo por lá, desde jogos inteiros e grátis até… Vou até negritar isso em caixa alta pra vocês entenderem a merda… BACKUPS, ARQUIVOS PESSOAIS, DOCUMENTOS DE TRABALHO, MONOGRAFIAS DE FACULDADE… O FBI mandou TUDO ISSO pro limbo… Por causa da pirataria…

De fato, a pirataria tem seu lado ruim nesse aspecto: músicos que vivem de vender música, estão na merda… A comunidade do Grandprixgames.org sentiu muito bem esse lado… Eles conheceram um certo cara que atende pelo nome “belini” (com B minúsculo mesmo…), que fez pro GP3 as pistas mais fantásticas que eu já vi… Nível de realismo absurdo, mítico…

Ele parou de fazer pistas porque estas consumiam muito tempo livre dele… (uma pista feita do zero demorava 180 horas em 15 semanas pra ficar pronta…) Pois bem, a identidade humana do belini é Paul Arnall, vocalista e guitarrista da banda Fatal Charm… Ele se retirou da comunidade do GP3 porque precisava trabalhar… E precisava trabalhar porque não estava mais dando pra ele subsistir apenas dos direitos de suas músicas… Porque vendem pouco… Porque podem ser baixadas de graça na Internet… ISSO é pirataria…

E aí inventam esses projetos de lei que visam combater essa pirataria… Mas a grande verdade é a seguinte: mais de 90% da internet é baseada em conteúdos de terceiros… Se essas leis forem aprovadas, 90% da internet morre… Inclua aí Google, Facebook, Twitter, sites como o 4chan, o 9gag, o KibeLoco e até mesmo o a.k.a.一輝!!… Sabe o Hitler falando da festa do Vinícius? Aquilo ia pro limbo também, assim como todas as legendas alternativas para a clássica cena do filme Der Untergang em que Hitler descobre que a guerra estava perdida

– 余談洒落、 これも我にとって難しい課題となります…

E já que citamos JH-sama, pense na trilogia da Dança da Pulga Japa sendo acusada de infringir direitos autorais por causa das músicas que tocam nestes vídeos… Algo do tipo… Claro, grandes sites como o Google, a Wikipedia e tantos outros protestaram contra essas leis… Eu bolei um header sobre isso… Um pouco tarde, mas bolei…

As informações se desencontram… Dizem que os projetos foram arquivados, dizem que adiaram a votação… A grande verdade: não acredito que essas leis serão aprovadas… Primeiro porque, salvo engano, um projeto de lei precisa ser aprovado pela Câmara, depois pelo Senado, para então ser levado ao presidente sancionar a lei… (ou não…) E o Obama já deixou claro que não aprova… Segundo, se as leis forem aprovadas, as próprias empresas que apoiam o SOPA e o PIPA vão perder a melhor fonte de propaganda GRATUITA que eles têm, que é a Internet…

Com a palavra, Jessica Marques, diretamente de seu Facebook…

Algumas pessoas das que estão reclamando da SOPA e da PIPA já se deram conta que atualmente a internet é a maior forma de se atingir o público jovem hoje em dia? E que se a internet “morrer” (consequência da das siglas já citadas) gigantes como Warner e outras acabariam perdendo um das melhores formas de publicidade gratuita que existe, a internet. Mas porque perderia? Simples, com a SOPA até Facebook e YouTube acabariam sendo afetados de alguma forma, visto que nós colocamos diversos conteúdos em ambos, logo eles sairiam do ar, logo acabaria a publicidade gratuita.

Resumindo, SOPA e PIPA não serão aprovadas, e se forem, não funcionarão como é dito, já que mesmo que a pirataria afete gigantes do mercado, a censura da internet acabaria afetando muitos outros gigantes.

Ou seja: a SOPA e a PIPA seriam um tiro no pé das próprias empresas que estão apoiando estas leis… Bom, será que era disso que estavam falando sobre “o mundo acabar em 2012”?

Vamos aguardar os próximos episódios…

つづく

– Esse “つづく” é tão nostálgico…!!

Comments

comments

Comments (3)

  1. Eu já comprei muitos DVDs de filmes que assisti baixando na internet (achei legal e comprei o original). Além disso, já baixei muitos filmes que eu já tinha em DVD, mas que a porcaria da empresa não lançou com dublagem (ou com a dublagem clássica, como é o caso dos “De Volta Para o Futuro”).
    Enfim… Sopa eu quero no prato e pipa eu quero ver só no céu!

  2. Mais um motivo para reforçar a minha afirmação de que músicas, filmes e conteudos com direitos autorais deveriam ser vendidas diretamente pela Internet, através de um cadastro de IP do computador, previamente analisado (IPs de Lan House seriam descartados), com uma espécie de rastreador no arquivo. Ou seja: se tentar repassar, mesmo que para um pen drive, dá erro.

    Os hackers fazem tanta coisa, poderiam ser contratados para inventar isso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.